CONEXÃO

De signo a tarô, as curiosas semelhanças entre Fernanda Lira e Amy Winehouse

Cantora revelou à Rolling Stone Brasil que sua paixão pela britânica não é de sempre e se iniciou após um aluno lhe apresentar um DVD

Bia Cardoso (@b_carddoso) sob supervisão de Igor Miranda

Publicado em 04/03/2025, às 13h00 - Atualizado às 13h00
Fernanda Lira vestida de Amy Winehouse - Foto: Marcos Hermes
Fernanda Lira vestida de Amy Winehouse - Foto: Marcos Hermes

Fernanda Lira relembra Amy Winehouse em novo tributo à cantora, falecida em 2011. A homenagem terá um formato diferenciado, no qual ela contará histórias da britânica em meio a suas músicas. O show acontece neste sábado, 8, no Cine Joia, em São Paulo, com abertura de Supla interpretando um repertório dos Beatles.

Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, Lira revelou ter conhecido a obra da artista durante um período da vida no qual não estava tão aberta para outros gêneros musicais além do metal. O momento que mudou sua percepção aconteceu em seus tempos de professora de inglês, mais especificamente quando um de seus alunos colocou um DVD da cantora, à época já falecida.

“Não que eu tenha nenhum problema com pop hoje. Tenho uma tatuagem da Beyoncé e já fui quase cancelada dentro do metal por gostar dela. Mas na época, com toda aquela mentalidade mais restrita de ‘não, é metal’, acabei negligenciando a carreira dessa artista. Um aluno meu falou: ‘vou colocar uma música aqui que eu acho que você vai gostar’. E ele colocou um DVD da Amy. Quando vi aquela estética, a música maravilhosa, a voz única, o visual impressionante e a autenticidade, aquilo conversou comigo de muitas maneiras.”
Fernanda Lira vestida de Amy Winehouse
Fernanda Lira - Foto: Marcos Hermes

A conexão criada se mostrou profunda. Fernanda relata que passou a consumir tudo relacionado à britânica e chegou a perceber algumas semelhanças entre as duas.

“Ela é virginiana também, (nossa) cor favorita é rosa, eu leio tarô e ela lia tarô, o sonho dela (também) era ser jornalista — algo que descobri muito recentemente. Então, sempre tive muitas coisas junto com a Amy. Sempre gostei muito da autenticidade. Não quero dizer ‘ai, como eu sou autêntica’, não é essa a questão. Mas eu tenho essa coisa de que eu sou muito firme nas minhas convicções, e quem eu sou, gosto muito pouco de ficar em caixinhas.”

Remembering Amy: Fernanda Lira Canta e Conta Amy Winehouse estreia na Rolling Stone Sessions. A vocalista contou que há planos de expandir o projeto e realizá-lo em outros locais e datas.

Assista à íntegra da entrevista a seguir.

Serviço — Rolling Stone Sessions com Fernanda Lira e Supla

Data: Sábado, dia 8 de março de 2025
Abertura da casa: 20h
Local: Cine Joia
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82, Sé - São Paulo, SP
(Próximo à estação Japão-Liberdade do metrô)
Ingressos: Disponíveis no site cinejoia.byinti.com
Classificação: 18 anos

+++ LEIA MAIS: A história do épico dueto de Prince e Amy Winehouse
+++ LEIA MAIS: Sorria 2: 'Trágica' história de Amy Winehouse inspirou o filme; entenda
+++ LEIA MAIS: Ex-marido de Amy Winehouse reage a cinebiografia da cantora: 'Terapêutico'
+++ LEIA MAIS: Fernanda Lira revela o que esperar de seu show cantando Amy Winehouse
+++ LEIA MAIS: Como Fernanda Lira teve ideia de fazer tributo a Amy Winehouse