SOBRIEDADE

De volta ao eixo, Pete Doherty fala sobre vida longe dos vícios

Após risco de amputação por diabetes tipo 2, músico adota estilo de vida mais saudável e diz que deixou para trás vícios e excessos do passado

Daniela Swidrak (@newtango)

Peter Doherty na estreia de "Um Estranho na Minha Própria Pele" - 19º Festival de Cinema de Zurique
Peter Doherty na estreia de "Um Estranho na Minha Própria Pele" - 19º Festival de Cinema de Zurique - Ferda Demir/Getty Images for ZFF

Pete Doherty compartilhou uma nova atualização sobre sua saúde e revelou que está vivendo um novo estilo de vida após sérias complicações causadas pela diabetes tipo 2. O músico, conhecido por seu trabalho com The Libertines e Babyshambles, contou que agora está mais sóbrio e distante dos vícios que marcaram boa parte de sua trajetória.

A revelação veio durante entrevista ao podcast Happy Place, de Fearne Cotton, onde ele falou abertamente sobre os desafios recentes e as mudanças que precisou fazer para cuidar do corpo e da mente. “Algo mudou dentro de mim”, disse. “Não sinto mais aquela necessidade constante. Me permito beber só de vez em quando, tipo a cada 10 dias.”

No início deste ano, Doherty revelou que esteve prestes a amputar os dedos dos pés por complicações da diabetes, e que agora usa sapatos ortopédicos. “Eles quase precisaram ser amputados, mas estão se recuperando”, contou.

Além da saúde física, o músico também refletiu sobre como o novo estilo de vida melhorou sua relação familiar. Brincando, comentou que sua esposa, Katia de Vidas, “prefere ele fora das drogas” — e que ele também gosta mais de si mesmo assim.

Doherty admitiu que seus vícios ao longo dos anos comprometeram até seu processo criativo, já que sua relação com a arte era alimentada por ansiedade e escuridão. Hoje, ele vê essa fase como superada e encara a música de forma mais equilibrada, especialmente ao lado de seus companheiros de banda.

“Tudo que sempre quisemos foi escrever músicas lindas, mas nos distraímos — principalmente com nós mesmos”, afirmou, ao falar sobre o novo disco do The Libertines, All Quiet On The Eastern Esplanade.

Atualmente vivendo na França, o músico se prepara para lançar seu novo álbum solo, Felt Better Alive, no dia 16 de maio, além de uma série de apresentações no Reino Unido e Europa. Ele também deixou no ar a possibilidade de um reencontro com o Babyshambles ainda este ano.

+++ LEIA MAIS: Supla: encontro com Pete Doherty rendeu música inédita: “um punk à Libertines” [EXCLUSIVA]

+++ LEIA MAIS: A indústria da música não quer mais saber de rock indie jovem, diz descobridor do Oasis e ex-empresário do The Libertines

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: babyshambles, Fearne Cotton, Katia de Vidas, pete doherty, the libertines