Diplo teria tocado remix do DJ brasileiro Mu540 sem autorização
Diplo vem se aproximando cada vez mais da música e cultura brasileira. No carnaval de 2023, ele esteve presente em trios e festas no Brasil e até publicou foto com a legenda "quando eu te encontrar é sequência de lovezinho," em referência à faixa cantada por Treyce.
Nas redes sociais, no entanto, usuários relembraram polêmicas do produtor norte-americano, como um suposto roubo de pendrive do DJ brasileiro Mu540 e uso de seu remix sem a devida autorização. O músico revelou o caso em conversa no Podpah em janeiro deste ano (via Popline).
Em 2018, Diplo esteve no Brasil, quando acompanhou um set de Mu540, aconselhado pelo DJ Mulú a levar os seus melhores trabalhos para conquistar maior projeção internacional. Após o show, o brasileiro perdeu seu pendrive e sugeriu, em tom de brincadeira, que Diplo pudesse ter roubado.
As suspeitas teriam aumentado após Diplo tocar um remix de Spice Girls feito por Mu540 sem atribuir os créditos. No Twitter, no entanto, Mulú esclareceu que ele, ou algum integrante da equipe, foi o responsável por enviar a faixa visando ganhar mais visibilidade.
"Naquela época geral curtia ter suporte de gringo, isso ajudou muita gente a ganhar visibilidade e vender data antes de ser famoso," explicou. Ele ainda citou o próprio exemplo, ao ter remix tocado no Lollapalooza por Skrillex e o próprio Diplo, além do Dj Klean, que teve o talento reconhecido por Rihanna no Super Bowl com o remix de "Rude Boy."
Eu tava até achando graça nessa história do Mu540 com o Diplo mas como fui eu que convidei eles pro meu baile de carnaval e como o negócio tá tomando proporções gigantescas venho aqui esclarecer que quem mandou o mashup dele pro Diplo fui eu ou alguém da Brabo Music, o próprio
— DJ MULÚ (@o_mulu) February 24, 2023
+++ LEIA MAIS: Diplo desmente leitura labial após vitória de Beyoncé no Grammy