LANÇAMENTO

Doja Cat lança VIE e retorna para a música pop

VIE é o quinto álbum de Doja Cat e marca a volta da artista à estética dos anos 80

Kadu Soares (@soareskaa)

Doja Cat
Artista americana abandona o rap de Scarlet e retorna às suas raízes pop com novo álbum que traz referências dos anos 80, produção de Jack Antonoff e colaboração com SZA (Foto: Dipasupil/FilmMagic)

A cantora americana Doja Cat lançou VIE na madrugada desta sexta-feira, 26. O título, que significa “vida” em francês, é o quinto disco de estúdio da artista e representa uma mudança de direção. Em princípio, o projeto marca o retorno oficial da cantora à música pop, deixando de lado a sonoridade rap e hip-hop do álbum anterior, Scarlet (2023).

VIE (2025) chega com 15 faixas inéditas, focando em temas de amor e romance. A produção explora referências dos anos 80 e 90, misturando o pop com elementos de New Wave e R&B. Além disso, o álbum conta com o produtor Jack Antonoff, conhecido por trabalhos com grandes nomes do pop como Taylor Swift e Sabrina Carpenter.

O disco foi precedido pelo single principal “Jealous Type“, lançado em agosto, e o grande destaque, à primeira vista, é “Take Me Dancing“, que conta com uma participação da cantora SZA.

Ouça Vie agora mesmo:

 

Conheça Doja Cat

A trajetória de Doja Cat mostra uma artista que sempre desafiou as caixas de gênero. Ela alcançou sucesso global com seu pop-rap irreverente e consolidou seu nome com o disco Planet Her (2021). Este álbum rendeu hits como “Kiss Me More” e “Need to Know”, que ficaram bastante tempo nas paradas da Apple Music e Billboard. Com o propósito de explorar uma sonoridade diferente, ela lançou Scarlet (2023), que focou em um rap mais duro e introspectivo.

No entanto, o lançamento de Scarlet (2023) gerou controvérsia, já que a cantora havia declarado que estava “cansada de música pop” e empenhada em fazer apenas rap. Mesmo que essa fase tenha produzido o single “Paint the Town Red“, o álbum VIE (2025) representa um recuo. Assim, a artista usa este novo projeto para abraçar novamente o gênero que a consagrou.

+++LEIA MAIS: Todos os 15 álbuns de Mariah Carey, do pior ao melhor, segundo Rolling Stone

+++LEIA MAIS: Shows de Alessia Cara no Brasil estão cancelados e cantora explica razão

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: doja cat