Todd Rundgren disse que 88-Keys o colocou na órbita de Kanye West, mas o processo criativo do rapper foi demais para ele
Todd Rundgren disse como fez diversos trabalhos para Donda (2021) disco de Kanye West, mas nenhuma das contribuições foram ao corte final.
Rundgren revelou a informação em entrevista ao Ultimate Classic Rock, e comentou como foi trazido para West por meio do colaborador de longa data do rapper, 88-Keys. O músico chamou 88-Keys de “cara incrível” e "grande fã meu," quem queria ver Todd Rundgren e Kanye West trabalhando juntos.
+++LEIA MAIS: Drake aumenta rixa com Kanye West e vaza faixa deletada de Donda, 'Life of the Party'
Rundgren disse estar pronto para ajudar West de todas as maneiras possíveis, e acrescentou: "Não me importava de trabalhar nas coisas do evangelho dele. Se quer cantar sobre Jesus, vá em frente, não me importo. Vou te ajudar a fazer isso, sabe? Se você quiser cantar sobre os problemas com a esposa, vá em frente e faça isso. Não me importo."
Rundgren afirmou como contribuiu intermitentemente por cerca de um ano, acabando por acumular, como ele mesmo disse, “três álbuns de Kanye no meu computador." Enquanto o artista tentou se tornar o mais disponível possível, acabou frustrado com o processo criativo de West: "Quando entrou na reta final em julho, apenas disse: 'Isso é o suficiente para mim. Não tenho ideia se isso será usado.' Você não recebe muito feedback dele sobre qual o problema."
+++LEIA MAIS: Kanye West é acusado de mandar engenheiro 'encontrar Deus' após demiti-lo; entenda
Adicionou: "Se eu puder contribuir com algo, ótimo. Se não puder, é só me avisar. Estou fora daqui... Posso eu realmente estar no álbum em algum lugar. Há muito lixo nesse disco!"
Com a breve avaliação de Donda, Rundgren percebeu como West e equipe estavam apressando o álbum, e lançou "obviamente material bruto e não processado," porque o rapper tentava lançar o disco antes de Drake (em uma postagem no Instagram deletada após a chegada de Donda, Kanye West afirmou como a gravadora, Universal, lançou o LP sem aprovação).
+++LEIA MAIS: Kanye West é acusado de roubar letra de música de T-Pain; entenda
"Ele tinha muito medo de Drake o superar, então se apressou e lançou o álbum no fim de semana antes do concorrente lançar o dele," brincou Todd Rundgren. "No final, Drake comeu seu almoço de qualquer maneira."
Resumindo a experiência, Rundgren se referiu a Kanye West não como um músico, mas como "um designer de calçados... Ele é apenas um diletante agora. Ninguém faria discos assim regularmente, apenas se tivesse dinheiro para jogar fora. Ninguém aluga um estádio para fazer um disco. Ninguém voa em todo o mundo do hip-hop só para resmungar uma sílaba."