Cantora chegou a ser apelidada de “vacanza queen” (“rainha das férias”) — e isso a incomodou
Publicado em 18/02/2024, às 11h00
No perfil de Dua Lipa no Instagram, a vida é uma festa. A página da artista na rede social está sempre repleta de fotos onde ela aparece em algum local paradisíaco, como Ibiza ou Cannes.
Seja como uma brincadeira inocente ou como um deboche proposital, fãs e internautas no geral apelidaram a cantora de “vacanza queen”, ou “rainha das férias”. Afinal de contas, parece que ela está sempre de recesso.
Ledo engano. Em entrevista à Rolling Stone EUA, a voz dos hits “New Rules” e “Don’t Start Now” garantiu que trabalha muito — e é possível validar essa informação ao conferir sua agenda de shows, já que ela realizou mais de 90 apresentações somente em 2022. A questão é: por que compartilhar os momentos de “ralação”?
“Acho que as pessoas se esquecem rápido demais. Fiquei em turnê até o final de dezembro (de 2022). Senti que perdi muito tempo com minha família e amigos. Isso mostra o quão curto é o nosso tempo de atenção, e é por isso que a música sai muito mais rápido.”
A reportagem aponta que Dua Lipa se irritou “por apenas um segundo” com a forma que internautas distorceram algo tão inofensivo. Ela disse:
“É óbvio que eu estava saindo de férias e relaxando [durante] o ano em que estava entrando no estúdio e tirando uma folga. Enquanto eu estiver fazendo meu trabalho, cumprindo meus prazos e fazendo minhas coisas, também vou encontrar uma maneira de relaxar. É realmente trabalhar duro e se divertir muito. Por que não?”
Em outro momento da entrevista, Dua Lipa refletiu sobre o que considera ser um desejo do público: que seus astros pop não sejam politizados ou inteligentes. A artista abordou o assunto ao refletir sobre as expectativas em torno das pessoas que têm um trabalho como o dela. Segundo ela, muitos se espantariam com um de seus hábitos: ler livros.
“Não sei se as pessoas acreditam que gosto de ler livros ou se acreditam que essas conversas são minhas.”
Em seguida, Lipa opinou sobre o desejo do público em relação às suas referências na música. E deixou claro ir muito além do que apresenta enquanto cantora.
“Acho que é uma questão do que as pessoas querem de suas estrelas pop. Eles não querem que você seja político. Eles não querem que você seja inteligente. Não que eu esteja tentando me provar dessa forma, mas há muito mais em mim do que apenas o que faço.”
Discrição, aliás, é uma marca da cantora nascida em Londres, na Inglaterra. A reportagem da Rolling Stone EUA destaca, por exemplo, que muitos fãs se surpreenderam quando ela, silenciosamente, rompeu com a TaP, sua equipe de gestão, em 2022, após quase uma década de trabalho conjunto.
Ao deixar a empresa, a popstar contratou o próprio pai para ser seu empresário — em um modelo bem diferente do que se vê no segmento. Além disso, recomprou os direitos de publicação de suas músicas, obtendo controle sobre sua obra.
Tudo isso mostra que Dua Lipa tem plena consciência do que uma artista de seu porte precisa fazer. Ela sabe que uma cantora de sucesso não pode se limitar à música. Há outras etapas do trabalho às quais deve-se estar atenta.
“O lado criativo é a forma como me expresso. Porém, acho que ser capaz de compreender também que este é o meu nome… é isto que defendo. Estas são as coisas que são importantes para mim e como isso realmente anda de mãos dadas com a arte hoje em dia.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.