INSTRUMENTO RARO

Duda Beat usa guitarra signature de Chris Cornell no The Town: ‘só 250 no mundo’

Cantora brasileira revelou sua admiração pelo saudoso artista americano de bandas como Soundgarden e Audioslave em entrevista logo após show no festival paulistano

Igor Miranda (@igormirandasite)

Duda Beat com guitarra signature de Chris Cornell
Duda Beat com guitarra signature de Chris Cornell - Foto: reprodução / Mutlishow

Parte do público que acompanhava o show de Duda Beat no palco The One do festival paulistano The Town, na tarde desta sexta-feira, 12, se surpreendeu com o momento em que a cantora passou a tocar guitarra. E o instrumento em questão tem uma história especial.

Em entrevista ao Multishow logo após o fim da performance, a artista nascida no Recife revelou que a guitarra utilizada é um modelo signature de Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e Audioslave falecido em 2017. Chamado Chris Cornell Tribute ES-335, o instrumento teve apenas 250 unidades produzidas pela fabricante Gibson.

Conforme transcrição da Rolling Stone Brasil, ela revelou estar praticando bastante para evoluir na guitarra. Sobre o modelo apresentado no palco do The Town, Duda afirmou:

“Só tem 250 modelos no mundo. Falei: ‘vou comprar essa guitarra, vai ser minha’. Sou muito fã do Chris Cornell. Agora tenho um pedacinho dele lá em casa.”

Guitarra Gibson signature de Chris Cornell
Guitarra Gibson signature de Chris Cornell – Foto: divulgação

A guitarra de Duda Beat

A Gibson Chris Cornell Tribute ES-335 foi anunciada oficialmente durante o show-tributo I Am the Highway, realizado em 2019 nos Estados Unidos. Trata-se de um relançamento do modelo signature de Cornell que já havia sido produzido pela Gibson em 2013.

A grande diferença está na presença de uma assinatura de Chris no headstock — a “mão” do instrumento. Outros detalhes incluem pintura na cor verde — a mesma utilizada pelo ícone do grunge —, captadores Lollartron humbucker, vibrato Bigsby, entre outras especificações.

Chris Cornell (Foto: Christie Goodwin/Redferns via Getty Images)
Chris Cornell (Foto: Christie Goodwin/Redferns via Getty Images)

À época, o modelo foi vendido pelo preço de US$ 3.999  (por volta de R$ 14,8 mil na cotação da época e em transação direta). Devido à sua limitadíssima produção, encontra-se esgotado.

+++ LEIA MAIS: Duda Beat celebra sucesso de EP e se prepara para o The Town: ‘Reconhecimento do meu trabalho’
+++ LEIA MAIS: Gabi Melim e Duda Beat emocionam público com o projeto GabriElas
+++ LEIA MAIS: O grande erro estrutural do The Town 2025 — e o que diz organização sobre isso
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: audioslave, Chris cornell, Duda Beat, Gibson, guitarra, soundgarden, the town, The Town 2025