Ed Sheeran se defende de acusações de plágio: ‘Componho músicas originais’
Acusado por plágio de ‘Oh Why’, de Sami Chokri, no hit ‘Shape of You,’ Ed Sheeran negou cópia
Dimitrius Vlahos (Sob supervisão de Yolanda Reis)
Ed Sheeran negou acusação de plágio em “Shape of You,” hit do disco Divide (2017). O cantor alegou não conhecer a faixa “Oh Why,” de Sami Switch – nome artístico de Sami Chokri – e do produtor Ross O’Donoghue.
Segundo os autores da faixa de 2015, Sheeran copiou “linhas e frases específicas.” No primeiro dia de julgamento na última sexta, 4, os advogados de acusação afirmaram como o cantor tenta “se safar” por “pegar ideias emprestadas e as jogar em nas próprias músicas.”
A segunda audiência aconteceu na segunda, 7, Alta Corte em Londres, Inglaterra. Ed continuou a negar as alegações. O advogado Andrew Sutcliffe questionou se Sheeran ouvia a faixa supostamente copiada, mas o cantor afirmou não conhecer Switch e a música, segundo a Reuters (via Folha de S.Paulo).
“Construí uma longa e muito bem-sucedida carreira compondo músicas originais, tanto para mim, quanto para vários outros artistas. Não teria feito isso se eu tivesse o hábito de plagiar outros compositores,” completou.
Segundo O’Donoghue e Switch, “Oh Why” foi enviada a Sheeran antes do lançamento do disco Divide em tentativa de conseguir trabalhar com o músico. No entanto, dupla ouviu próprio refrão em “Shape of You.”
A batalha legal começou em maio de 2018, quando Sheeran e os co-autores da música, Steven McCutcheon e John McDaid, pediram para o Supremo Tribunal declarar que não infringiram os direitos autorais.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]