Acusado por Sami Switch de plágio por 'Shape of You,' Ed Sheeran venceu a batalha judicial pelos direitos autorais do hit
Ed Sheeran venceu o processo por direitos autorais do hit “Shape of You.” O cantor britânico estava em uma disputa judicial com Sami Chokri, também conhecido como Sami Switch, e o produtor Ross O’Donoghue quem alegavam que a faixa tinha “linhas e frases específicas” da música deles, “Oh Why.”
A conclusão do caso aconteceu no Supremo Tribunal de Londres nesta quarta, 6, com Sheeran vencendo o processo. “Embora existam semelhanças entre o gancho OW (‘Oh Why’) e a frase OI (‘Oh I’), também existem diferenças significativas,” concluiu o juiz Antony Zacaroli. “Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente ‘Oh Why’ ao criar ‘Shape of You’.”
O julgamento se iniciou em março deste ano, quando a dupla acusou o músico de participar “consciente ou inconscientemente do hábito de se apropriar da habilidade composicional e do trabalho de outros compositores.” Chokri afirmou que enviou a faixa para o círculo íntimo de Sheeran em uma tentativa de trabalhar com o cantor, mas depois ouviu o refrão da música em “Shape Of You.”
No julgamento, Sheeran foi acusado pelo advogado de Chokri e O’Donoghue de “pegar emprestado ideias e as jogar em nas próprias músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não” e que “depende de quem você é e se ele acha que pode se safar.”
+++ LEIA MAIS: Ed Sheeran se defende de acusações de plágio: 'Componho músicas originais'
Os advogados de Sheeran afirmaram ao Supremo Tribunal que o cantor e os co-escritores não se recordam de ouvir a faixa antes do processo e “negam veementemente” as alegações de cópia. "Construí uma longa e muito bem-sucedida carreira compondo músicas originais, tanto para mim, quanto para vários outros artistas. Não teria feito isso se eu tivesse o hábito de plagiar outros compositores," afirmou cantor durante julgamento.