A aula secreta que Eloy Casagrande deu para seu substituto no Sepultura
Atualmente no Slipknot, baterista conta como ajudou a preparar o terreno para a chegada do americano Greyson Nekrutman à banda brasileira
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
A saída de Eloy Casagrande do Sepultura, no início de 2024, não foi exatamente uma surpresa. Até mesmo por isso, enquanto o baterista brasileiro se preparava em segredo para assumir as baquetas do Slipknot, ele também se preocupava com quem ocuparia seu lugar na banda em que esteve por mais de uma década.
Em entrevista à Modern Drummer (via Music Radar), Eloy revelou que durante a transição ele manteve um canal direto com seu substituto, o americano Greyson Nekrutman. Mais do que apenas passar o bastão, deu dicas cruciais e até uma “aula secreta” sobre as nuances das músicas do Sepultura.
As orientações focaram no “feeling”, em alguns detalhes das composições e na dinâmica interna do Sepultura. Eloy explicou:
“Greyson veio ao meu estúdio em São Paulo quando entrou na banda para fazer alguns ensaios e tivemos uma conversa muito boa. Ele teve apenas duas ou três semanas para aprender todas as músicas, então eu lhe dei alguns conselhos como: ‘Costumamos tocar essa música mais rápido. Tenha cuidado com aquela outra, porque costumamos tocá-la mais devagar’.”

Eloy, que entrou no Sepultura com uma idade semelhante à de Greyson (23 anos), afirmou ver muito de si mesmo no novo integrante. Ele elogiou o sucessor e disse que já o conhecia por meio de vídeos:
“Quando o vejo tocando, lembro de mim mesmo naquela mesma posição. Quando entrei no Sepultura, eu tinha a idade dele. Isso é bem interessante. Ele é um baterista muito bom. Eu costumava assistir aos vídeos que ele postava nas redes sociais, quando tocava mais jazz e fazia solos de bateria. Ele é um músico brilhante e desejo a ele e ao resto da banda tudo de melhor. Tenho muito respeito por ele.”
Eloy Casagrande e Greyson Nekrutman
À revista Veja SP (via site Igor Miranda), Eloy comentou sobre a cumplicidade dos dois:
“Quando fiquei sabendo que seria ele (Greyson), mandei uma mensagem, desejei boa sorte. E ele também, agora (2004), quando fui anunciado, escreveu para mim. Isso que é legal, a gente ter essa união, pelo menos no mundo ‘baterístico’.”
+++ LEIA MAIS: A atualização de Eloy Casagrande sobre músicas inéditas do Slipknot
+++ LEIA MAIS: A emotiva reação de Eloy Casagrande ao conhecer o ídolo Bill Ward; FOTO
+++ LEIA MAIS: Sepultura pode ter irmãos Cavalera em show de despedida? Andreas Kisser responde