Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Arte

Em 2023 foram vendidos mais discos de vinil do que CDs pelo segundo ano consecutivo

Segundo dados da Recording Industry Association of America (RIAA), o número de vendas de discos de vinil tem crescido novamente

Bruna Maleh (@brumaleh)
por Bruna Maleh (@brumaleh)

Publicado em 29/03/2024, às 16h30 - Atualizado às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Loja de discos de vinil em Nova York (Foto: Spencer Platt/Getty Images)
Loja de discos de vinil em Nova York (Foto: Spencer Platt/Getty Images)

Em 2023 foram registradas as vendas de mais de 43 milhões de discos de vinis, segundo dados da Recording Industry Association of America (RIAA) os vinis estão retomando o protagonismo perdido para os CDs. Somando seis milhões de vendas a mais do que as vendas de CDs, os vinis marcam o segundo ano consecutivo de crescimento.

Os dados apontam que apesar do número de unidades de CDs tenha caído quase 1 milhão em comparação com o ano anterior, o vinil tem lucrado mais. Acumulando US$ 1,4 bilhão em vendas, os discos de vinis contrastam fortemente com os US$ 537 milhões arrecadados pelos CDs.

Acredita-se que o vinil volta a fazer grande sucesso pela experiência única que ele envolve, que mesmo tendo um custo mais alto, muitas pessoas tem optado por fazer este investimento.

Essa reviravolta no mercado de música mostra a volta do interesse dos consumidores por consumir arte pela experiência que ela traz, e não apenar ouvir a música. O vinil traz uma qualidade sonora diferente das outras formas de reprodução, além de ser um item colecionável.