ROMPIMENTO

Emicida anuncia que Fióti não cuida mais de sua carreira

Separação foi confirmada pelo artista nas redes sociais; os irmãos trabalharam juntos desde 2009, quando fundaram o Laboratório Fantasma

Redação

Publicado em 28/03/2025, às 19h30
Emicida e Fióti (Foto: Mauricio Santana/Getty Images e Reproduçã/Instagram)
Emicida e Fióti (Foto: Mauricio Santana/Getty Images e Reproduçã/Instagram)

O músico e compositor Emicida informou que rompeu com o irmão e produtor Evandro Roque de Oliveira, conhecido pelo nome artístico Fióti. A notícia foi divulgada nas redes sociais do rapper no final da tarde desta sexta-feira, 28.

“Informamos que, a partir desta data, Evandro Roque de Oliveira (Fióti) não representa mais os interesses da carreira artística de Leandro Roque de Oliveira (Emicida)”, diz a mensagem com a legenda “comunicado oficial”.

Colaboração entre os irmãos

Evandro, de 39 anos, e Leandro, de 36, começaram a trabalhar juntos logo no início da carreira de Emicida. Em 2009, eles criaram o Laboratório Fantasma, um selo musical/gravadora que nasceu com o intuito de cuidar dos trabalhos do artista.

Após crescer com a venda de produtos como mixtapes e camisetas, além da produção de eventos e videoclipes, o Laboratório Fantasma se tornou uma referência em merchandising de artistas e fez parcerias com nomes como Caetano Veloso, Criolo e Boogarins.

Emicida e Fióti também tiveram uma parceria muito frutífera como músicos. Os dois assinam sucessos como “Zica, vai lá…” e venceram o Grammy Latino em 2020 com o álbum AmarElo, um dos mais aclamados da carreira do artista.

Fióti — um apelido que nasceu porque o produtor estava sempre ao lado do irmão mais velho — lançou a carreira solo em 2016 com o EP Gente Bonita. Os trabalhos mais recentes são os singles “Vem pra Curar”, com Marissol Mwaba, e “Quando for falar de amor (summer song)”, com Tuyo, ambos de 2022.

A parceria entre os irmãos também é explorada no documentário O Enigma da Energia Escura (2021), disponível no Globoplay, que aborda novas realidades sugeridas pela perspectiva não branca da sociedade.

Procurados pela Rolling Stone Brasil, Emicida e Fióti afirmaram que as informações do comunicado são as únicas disponíveis. Os artistas não informaram se o rompimento implica em alguma mudança no funcionamento do Laboratório Fantasma.

+++LEIA MAIS: AmarElo: letras de Emicida inspiram TCC no Piauí

+++LEIA MAIS: Em seu primeiro EP, Gente Bonita, Fióti explora sonoridades diferentes das do irmão Emicida

+++LEIA MAIS: Iza e Emicida se recusam a gravar tema de novela original de Lobão; entenda