Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Erasmo Carlos, com 'Maria Joana', foi censurado em shows e rádios

Durante ditadura militar, censores não permitiram veiculação de 'Maria Joana' por fazer apologia à maconha

Redação Publicado em 22/11/2022, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erasmo Carlos (Foto: Reprodução / Instagram / @erasmocarlosbr)
Erasmo Carlos (Foto: Reprodução / Instagram / @erasmocarlosbr)

Um dos principais nomes do rock brasileiro, Erasmo Carlos, quem morreu aos 81 anos nesta terça, 22, chegou a ser censurado, em 1971, por conta do lançamento da icônica música "Maria Joana," e não podia tocá-la em shows e rádios, segundo informações do Aventuras na História.

Vale lembrar como, naquela época, Brasil passava pela ditadura militar, a qual exercia controle das mídias e produções artísticas. O principal motivo para "Maria Joana" sofrer censura era porque ela é uma forma de homenagear maconha.

+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos: Famosos lamentam falecimento do cantor: "Nosso gigante Tremendão"

Durante entrevista à Época em 2015, Carlos foi questionado se enfrentou problemas por conta da temática da canção. "Tive. Eu não podia cantá-la em shows, não podia tocar no rádio. A censura não deixava. Eu a havia escolhido para ser a música de trabalho do disco, mas... tentei driblar os censores, disse que Maria Joana era uma homenagem à filha do Nelson Motta [jornalista e produtor musical] que estava para nascer," relembrou na conversa.

"A filha dele nasceu, mas se chamou apenas Joana. Eu quis dar uma de malandro, mas não deu," continuou o cantor. Além disso, ele também respondeu se é a favor da legalização da maconha no Brasil, assunto bastante polêmico.

Sou e não sou. É um assunto que já deveria ter avançado. Veja o caso do Uruguai. Aliás, outro dia eu estava vendo uma entrevista do presidente do Uruguai (que na época era José Mujica, presidente que havia legalizado a droga no país). Que homem maravilhoso, esclarecido. Sorte dos uruguaios de ter um presidente como ele.

+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos: 20 músicas mais tocadas do cantor são parcerias com Roberto Carlos