O guitarrista que Eric Clapton admira por nunca ter se vendido
Músico britânico rasga elogios a um colega de instrumento de uma banda conterrânea e exalta sua devoção ao blues e ao R&B
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
Eric Clapton foi um dos principais expoentes do blues britânico, que se desenvolveu na década de 1960 a partir da cartilha do blues rural americano e proporcionou o surgimento de ramificações como o blues rock e o hard rock.
Quando ele começou a praticar guitarra e esboçar suas primeiras músicas no instrumento, porém, poucos faziam a mesma coisa. Um desses raros correspondentes era Keith Richards, um dos dois guitarristas dos Rolling Stones — na época, o outro ainda era Brian Jones.
Ao longo do tempo, ambos se tornaram gigantes da música, em especial do rock. Clapton passou por Yardbirds, Cream e Blind Faith, dentre outros, antes de seguir carreira solo. Richards esteve sempre vinculado aos Stones, o que mostra sua devoção à banda e ao estilo que ajudou a desenvolver.
Algo que Clapton faz questão de ressaltar e muito lhe admira. Segundo ele, Richards é um dos poucos guitarristas que nunca se vendeu e merece todo o reconhecimento por isso.

Clapton falou a respeito em declaração destacada pela Far Out Magazine. Inicialmente, ele contextualizou e relembrou sua relação com os Stones no início dos anos 1960:
“Quando comecei a tocar guitarra, há muitos anos, havia apenas uma banda no país de onde venho que tocava o tipo de música que eu amo. Eles se chamavam The Rolling Stones. Eram um bando de jovens desleixados, assim como eu, então nos dávamos muito bem. Eu me dava particularmente bem com o guitarrista (Keith Richards), um dos guitarristas. Embora tenhamos nos afastado um pouco, ainda o amo muito.”
O guitarrista acrescenta, exaltando Keith Richards:
“Assim como eu, ele nunca se vendeu; sempre tocou a música que amava. Nunca fez nenhum grande comercial (risos). Ele simplesmente toca as mesmas coisas de sempre, e eu o amo muito.”
+++ LEIA MAIS: O guitarrista que faz David Gilmour sentir inveja
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Eric Clapton em relação a George Harrison
+++ LEIA MAIS: Quando Keith Richards resumiu diferença entre Beatles e Rolling Stones a Paul McCartney