A banda brasileira está atualmente está viajando com uma série de shows, que começou por Portugal e passará por diversos países europeus
Conhecida por fazer um dos shows mais eletrizantes da cena, a banda brasileira BaianaSystem está atualmente em turn}e pela Europa, levando toda a energia de sua música a diversos países do velho continente.
Ver essa foto no Instagram
A passagem deles por lá começou na Europa, com shows em Porto e em Cascais - na edição lusitana do Festival Coala. "E a gente abre isso com a super diva pop star Titica, enfatizando a cultura do "pretoguês", onde o Baiana a convida para tocar, não foi curadoria do festival," contam com exclusividade a Rolling Stone sobre a parceria com a estrela angolana.
+++LEIA MAIS: Show histórico de Gilberto Gil e BaianaSystem é lançado em disco; saiba como ouvir
Essa não é a primeira vez que banda e cantora se encontram, eles lançaram juntos a canção "Capim Guiné," que também conta com participação de Margarteh Menezes e chegara, a se apresentar juntos no Rock in Rio.
Então, dos shows da turnê, esse do festival foi o mais expressivo em termos de de de dança, de cultura, de corpo, de entendimento do que o corpo pode pode dizer. Tititca e Elivan Conceição, bailarino que interpreta o personagem saci-pererê nos shows, foi incrível. O elemento do saci-pererê está cruzando muito o mundo, mostrando muito essa relação.
Outro ponto alto para os músicos foi a possibilidade de estreitar laços com a banda portuguesa Buraka Sound System, "são muitas conexões através da Língua Portuguesa e inicialmente e que agora cruzando isso chegamos agora em Londres e vamos ver como é que isso vai se comportar," dizem os músicos que se apresentam nesta quinta, 6, na capital inglesa.
"Depois de algum tempo viajando com BaianaSystem dentro do entendimento do resto do mundo, que não o Brasil, no entendimento da gente como uma cultura folk, um conceito de música tradicional misturada com as coisas mais modernas e eletrônicas, a gente agora encontra os brasileiros entendendo qual é o nosso DNA," explicam os músicos.
A conexão com brasileiros que moram em outros países é algo que a banda valoriza muito. "A gente tem um encontro muito verdadeiro com todo mundo que tá vivendo fora do Brasil, com sentimento de saudade, como tem na própria música 'Duas Cidades'."
Então a gente tá reconectando esse sentido continental de pangeia, de povo, né que tem uma multiplicidade cultural muito grande, e esses brasileiros estão levando sempre amigos da Europa, e eles têm um comportamento muito parecido com o comportamento que os brasileiros acabam emanando dentro do shows, e a gente acredita que isso seja contagioso.
Os músicos finalizam dizendo que estão muito felizes "com esse shows que estão lotados e que o público está reagindo, sendo brasileiro ou não, com a mesma receptividade que sugere no nossos shows do Brasil e está sendo incrível."
Já tendo passado por Portugal e Espanha, o BaianaSystem está agora na Inglaterra. De lá seguem para Holanda, onde se apresentam em Amsterdã no dia 7 de junho. No dia 9 a banda desembarca na Alemanha para se apresentar em Berlim. Dublin, no dia 11 é a parada seguinte. O último show da turnê na Europa acontece no dia 12, em Zurique, na Suíça.
+++LEIA MAIS: Festival MADA anuncia Fresno no line-up da edição 2024