Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Eurovision revela apresentação ucraniana feita em abrigo antibombas

Duo pop Tvorchi usou máscaras de gás e alertas nucleares para protestar em primeira apresentação no Eurovision 2023

Redação Publicado em 19/12/2022, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tvorchi no Eurovision 2023 (Foto: Divulgação)
Tvorchi no Eurovision 2023 (Foto: Divulgação)

No Eurovision 2023, o representante ucraniano foi escolhido: Tvorchi. A banda começou na competição internacional de canções com apresentação direto de abrigo antibombas, com intuito de protestar contra invasões que Rússia faz contra Ucrânia. As informações são do NME.

A apresentação em questão acontece em Kiev, capital da Ucrânia. Vale lembrar como o grupo de rap ucraniano Kalush Orchestra venceu Eurovision 2022, mas o país não sediará a competição na edição seguinte por conta do conflito.

+++LEIA MAIS: Eurovision ganha versão latina

Em junho de 2022, os organizadores da produção explicaram como, "com profundo pesar," não seria possível fornecer garantias de segurança e operacionais necessárias para sediar o evento na Ucrânia em 2023. Eurovision 2023 acontecerá em Liverpool, Reino Unido.

O duo pop Tvorchi fez a primeira apresentação no programa com a música "Heart of Steel," em uma estação de metrô em Kiev transformada em estúdio de TV para o programa. Além disso, a estação subterrânea também é usada como abrigo antiaéreo desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

+++LEIA MAIS: Grupo ucraniano vira destaque no Eurovision ao denunciar ataques russos

Pela situação do país, a banda trouxe tom político para o palco, e se apresentou com máscaras de gás enquanto exibia mensagens de alerta nuclear. "Vamos tentar fazer de tudo para apresentar a Ucrânia com dignidade. Não pensávamos que íamos ganhar, mas queremos agradecer a todos os que nos apoiaram, que ouvem a nossa música e que lutam na linha da frente," afirmou o integrante Andrew Hutsuliak.

Além disso, a banda também falou da apresentação em publicação feita nas redes sociais: "Nossa performance foi trabalhada por pessoas com olhos ardentes e verdadeiros corações de aço para levar sua mensagem ao mundo. Em condições limitadas, no subsolo, no frio, sem luz, com barulho constante, mas conseguimos! Fomos ouvidos e agradecemos a cada um de vocês que votou em nós para vencermos o concurso deste ano. Liverpool, vocês estão prontos?"

+++LEIA MAIS: ABBA considera escrever música para Dua Lipa participar do Eurovision; entenda