FALSO ROBÔ

Ex-integrante do Kraftwerk foi enganado por falso Daft Punk

O artista eletrônico Alum Wolfgang Flür recebeu uma mensagem de alguém que dizia ser Thomas Bangalter, membro do Daft Punk

Daniela Swidrak (@newtango)

Publicado em 01/04/2025, às 18h05
Wolfgang Flür | Thomas Bangalter - Wolfgang Flür por Naki/Redferns | Thomas Bangalter por Lionel Hahn/Getty Images
Wolfgang Flür | Thomas Bangalter - Wolfgang Flür por Naki/Redferns | Thomas Bangalter por Lionel Hahn/Getty Images

Wolfgang Flür, que integrou o pioneiro grupo eletrônico Kraftwerk entre 1973 e 1987, teria sido vítima de um elaborado golpe por parte de alguém que se passou por Thomas Bangalter, do Daft Punk. Segundo um arquivista da banda, que compartilha notícias sob o nome The Daft Blog, uma recente colaboração atribuída a Bangalter, na verdade, não tem qualquer ligação com ele.

“Ele me mandou uma mensagem nas redes sociais”, contou Flür ao jornalista Ban Cardew, autor do livro sobre Discovery, do Daft Punk.

Ele disse: ‘Nós amamos vocês. Sem o Kraftwerk, não teríamos encontrado nosso próprio estilo robótico, subindo ao palco com capacetes, sabe? E eu amo você, Wolfgang. Por favor, pode me enviar um álbum?'"

Após algumas trocas de mensagens, surgiu a ideia de uma possível colaboração. Dias depois, o suposto Bangalter enviou um arquivo de áudio, que acabou sendo incorporado a uma música já em produção.

Embora golpes na internet sejam comuns, a natureza notoriamente anônima dos integrantes do Daft Punk tornou a farsa ainda mais convincente. Flür mencionou a colaboração pela primeira vez em uma entrevista de 2023 e, no ano seguinte, reforçou a informação ao divulgar um álbum no qual Bangalter estava creditado sob o nome Thomas “Vangarde”.

A novidade despertou suspeitas entre fãs e especialistas, incluindo o responsável por The Daft Blog. No entanto, "Vangarde" era um nome artístico usado pelo pai de Bangalter, tornando plausível que ele pudesse estar utilizando o pseudônimo.

“Havia sinais de alerta, mas não sei como isso poderia ter ido tão longe se não fosse realmente Bangalter”, comentou The Daft Blog. “Isso estava sendo mencionado em entrevistas, prensado em vinil e gerando manchetes… certamente tinha que ser ele.”

No entanto, na entrevista com Cardew, Flür revelou que nunca chegou a encontrar pessoalmente o suposto membro do Daft Punk. O que começou como um fã pedindo um álbum autografado acabou se transformando em algo muito maior conforme as conversas avançaram. Afinal, por que parar em um disco grátis quando uma colaboração estava ao alcance?

Embora a verdadeira identidade de Thomas Vangarde ainda seja um mistério, a faixa resultante da farsa acabou sendo lançada no novo álbum de Flür, Times, há poucos dias.

+++ LEIA MAIS: Dossiê Kraftwerk: como a banda alemã criou e definiu a música eletrônica há meio século

+++ LEIA MAIS: Daft Punk teria um disco completo não lançado, confirma baterista

+++ LEIA MAIS: Daft Punk ganha estátuas de cera no Madame Tussauds de Nova York