Por que o Faith No More não voltará, segundo tecladista
Banda cancelou shows pós-pandemia por questões de saúde mental de Mike Patton, mas cantor tem dado continuidade a outros projetos — com direito a shows no Brasil
Pedro Hollanda
O Faith No More está inativo desde 2021, quando cancelou shows marcados para o segundo semestre daquele ano por questões envolvendo o vocalista Mike Patton. E não parece que a banda vai voltar.
Em entrevista ao Alternative Nation, o tecladista Roddy Bottum afirmou que o grupo não deve fazer mais shows. O motivo citado é simples: falta de interesse por parte dos integrantes.
Ele falou:
“Não sou só eu. Acho que nenhum de nós tem vontade a esse ponto. Nós tínhamos um monte de shows pra fazer e eles foram cancelados por várias razões. Não acho que as questões se resolveram. Não vejo isso [a banda] acontecendo mais, sinceramente.”
A banda havia anunciado em 2019 uma sequência de shows para o ano seguinte. Os compromissos, claro, foram adiados por conta da pandemia e remarcados para 2021.
Porém, a turnê nunca aconteceu. As performances acabaram canceladas por questões de saúde mental envolvendo o vocalista Mike Patton. Apesar das circunstâncias, Bottum não culpou ninguém pela situação.
“Não acho que ninguém está chateado com isso. Digo, uma reunião renderia um cachê bem grande, mas acho que todos estamos de bem com o que fizemos artisticamente com a banda, em termos de tocar juntos e nos comprometer com o projeto. Acho que todos estamos de bem com as decisões até agora e não vejo o que mudaria para retornarmos e fazermos mais shows.”
Enquanto isso, o baixista Billy Gould revelou em entrevista à rádio chilena Futuro (via Blabbermouth) que se dependesse apenas dele, o grupo estaria em turnê. O músico caracterizou a situação como “estranha”, com informações conflitantes sendo trocadas até mesmo entre os próprios integrantes.
Motivo do cancelamento
Mike Patton revelou à Rolling Stone EUA em 2022 que os shows do Faith No More foram cancelados após ele ser diagnosticado com agorafobia — medo ou ansiedade de estar em locais de difícil saída, geralmente grandes multidões. Isso também afetou na época seu outro grupo, Mr. Bungle, cujos planos de turnê também foram pelos ares.
Todavia, o Bungle retornou aos palcos, com direito a vir ao Brasil no Knotfest 2022. Patton manteve outros projetos, indicando que o problema, mesmo, é com o Faith No More.
O Mr. Bungle retorna ao Brasil em janeiro, como atração de abertura do Avenged Sevenfold. Eles tocam em Curitiba (28 de janeiro na Pedreira Paulo Leminski) e São Paulo (31 de janeiro no Allianz Parque).
+++ LEIA MAIS: Nem os integrantes do Faith No More sabem se a banda acabou
+++ LEIA MAIS: Mike Patton revela batalha contra alcoolismo durante a pandemia
+++ LEIA MAIS: Mr. Bungle fala à RS sobre shows no Brasil, saúde de Mike Patton, Avenged e influência