Após processo, fãs lotam caixa de comentários nas redes sociais da cantora com ataques, mensagens de surpresa e indignação: "se aposente enquanto pode"
Um dia após uma ação judicial de três funcionário de Lizzo vir à tona, fãs da cantora têm lotado suas redes sociais com questionamentos acerca das acusações de assédio sexual e gerência hostil de ambiente de trabalho.
Conhecida por suas mensagens de positividade corporal e inclusão, a cantora, sua empresa e a capitã de sua equipe de dança, Shirlene Quigley, receberam diversas acusações formais em um processo em Los Angeles. Em uma delas, Lizzo é acusada de agressão verbal contra uma pessoa por ganho de peso.
Até o momento, Lizzo não emitiu nenhum pronunciamento sobre o processo ou sobre as acusações, deixando fãs carentes de resposta. Com as redes sociais da cantora ainda ativas, milhares de usuários têm usado sua caixa de comentário para falar sobre o caso - seja em apoio, surpresa ou indignação das pessoas.
Ver essa foto no Instagram
Muitos dos comentários têm pedido um pronunciamento de Lizzo sobre as acusações. Em um deles, lê-se: "Melissa, preciso que esclareça isso, porque o que está acontecendo agora?" Em outro, uma pessoa diz que fãs estão "desesperadamente torcendo" para que as acusações não sejam verdadeiras:
"Lizzo, por favor faça uma declaração adereçando as alegações contra você. Muitos de nós estamos desesperadamente torcendo para que não seja verdade."
Para muitos fãs, porém, o espaço tem sido de debate sobre a suposta incoerência de Lizzo - uma mulher gorda, que sempre usou suas plataformas para defender mensagens de positividade corporal, agora acusada justamente de assediar funcionários e dançarinos baseado em seus corpos. "De todas as celebridades, você é a última pessoa que eu esperaria envolvida em um escândalo sexual", diz um usuário.
"O que torna isso ainda mais frustrante (para mim) é o fato de você falar tanto sobre positividade corporal e fazer todos estes posts, e então ser supostamente acusada de intimidar e envergonhar seus funcionários e seus corpos. É apenas nojento. Espero que fale sobre as acusações", diz outro.
Houve ainda quem lembrasse de adereçar Shirlene Quigley, a capitã de dança da equipe de Lizzo. Quigley é acusade de tentar doutrinar outros dançarinos para a fé cristã, além de manter posturas inapropriadas envolvendo sexo - incluindo a simulação de sexo oral com uma banana, em um dos trechos mais explícitos do processo.
Após as acusações virem à tona, Shirlene, de 39 anos, usou suas redes sociais para passar novas mensagens religiosas (via Daily Mail) - o que acabou incomodando alguns usuários. Um deles escreveu:
"Você foi de alguém para se admirar para uma grande decepção. Enquanto sua amiga reza para Deus, lembre-se de que vocês duas podem ser queimadas por sua preciosa divindade. Que piada. Não é sobre seu visual. É sobre suas ações. Puro luxo. Se aposente enquanto pode e compense as garotas que você machucou."
Em meio às mais de 12,3 mil mensagens na foto mais recente de Lizzo, houve ainda quem tentasse defender, ou ao menos dar o benefício da dúvida à cantora. Uma usuária comentou que "ela [Lizzo] pareceria mais culpada se saísse das redes sociais":
"Interessante como os fãs conseguem mudar assim imediatamente. Para ser exatamente o que aconteceu devemos esperar declarações dos dois lados para confirmar se as acusações são verdadeiras ou não. Sobre ela postar enquanto tudo isso acontece é algo que seu time de marketing e agenciamento a mandaram fazer. Ela pareceria mais culpada se saísse das redes sociais. Não sei dos outros, mas não vou simplesmente cancelar Lizzo ou qualquer outra celebridade sem uma explicação, evidência e uma declaração sobre toda a história."
Como esperado, em meio às muitas mensagens à cantora, houve um sem-número de ataques racistas, misóginos e gordofóbicos a Lizzo - o que também não passou batido entre fãs, ou ex-fãs, da cantora. Entre os usuários, alguns pediam parcimônia, além de argumentar que ofensas a comunidades não seria a melhor forma de resolver as questões:
"Considero Lizzo responsável por absolutamente todas as suas ações, mas não faço isso machucando toda uma comunidade com comentários racistas, sexistas ou gordofóbicos. É nojento desumanizar alguém por quem são. Vamos falar dos problemas em celebridades se aproveitando da fama ao explorar e destratar as pessoas que trabalham para elas."