MÚSICA AO VIVO

Festival brasileiro Back2Black desembarca em Paris com Gilberto Gil e Agnes Nunes

Evento ocupa Théâtre du Châtelet em 3 de abril com shows, exposição de Carybé, conferência sobre relações África-Brasil e estreia francesa de documentário

Kadu Soares (@soareskaa)

Gilberto Gil
Foto: Divulgação

O Back2Black, festival brasileiro criado em 2009, chega pela primeira vez a Paris. No dia 3 de abril, o evento ocupa o Théâtre du Châtelet com shows de Gilberto Gil, Agnes Nunes, Blick Bassy e a DJ Sandra Baldé (Umafricana). Além disso, a programação também inclui a conferência “África-Brasil”, a estreia parisiense do documentário “3 Obás de Xangô” e uma exposição de obras de Carybé. Os ingressos já estão à venda no site oficial do Châtelet.

Gilberto Gil, um dos maiores nomes da história da música afro-brasileira, sobe ao palco do teatro francês ao lado de seus filhos e netos. A apresentação do cantor será após o encerramento no Brasil da turnê “Tempo Rei”, que marca a despedida do músico dos grandes palcos.

Outra atração musical do evento é o show da baiana Agnes Nunes, que vai dividir o palco com o camaronês Blick Bassy. A apresentação musical dos artistas marca o encontro entre dois expoentes do afro-soul contemporâneo em diálogo de ancestralidade e musicalidade. Agnes Nunes é um dos grandes destaques da música brasileira na atualidade e transita entre gêneros musicais como MPB, forró e blues. Já Blick Bassy é renomado cantor e compositor africano conhecido por misturar música tradicional do povo Bassa com soul, eletrônica e folk, ganhando notoriedade internacional cantando em Bassa, sua língua nativa.

Sandra Baldé (Umafricana) será responsável pelos sets do festival celebrando funk, afrobeats e amapiano. A guineense é DJ, escritora e empreendedora com percurso notório, tendo se apresentado em algumas das salas mais emblemáticas de Lisboa, Porto, Algarve, Funchal e Paris, além de grandes festivais.

“Chegamos a Paris como um sopro novo ocupando espaço emblemático. Somos mais do que evento pontual, realizar o Back2Black em Paris é ato de diplomacia cultural, afirmando continuidade e vitalidade do diálogo França-Brasil. É reafirmar que a herança africana é o coração pulsante da música, da dança, dos sabores e da espiritualidade do Brasil. É momento para mostrar a fonte de sua energia criativa”, diz a idealizadora do projeto. A programação vai contar ainda com a conferência “África-Brasil”, destaca Connie Lopes, criadora do festival.

Ao longo de seus 17 anos de história, as 12 edições do Back2Black Festival receberam nomes históricos africanos como Youssou N’Dour, Salif Keita, Angelique Kidjo, nomes afro-brasileiros como Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Mano Brown, Seu Jorge, Emicida, IZA, e nomes afro-americanos como Missy Elliot, Erykah Badu, Lauryn Hill e muitos outros. O festival é patrocinado pelo Ministério da Cultura do Brasil e Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Embratur.

Especial Gilberto Gil

O Tempo é Rei — e Gil também. 👑🎶

A Rolling Stone Brasil apresenta sua Edição Especial de Colecionador dedicada a Gilberto Gil.

Um dossiê que atravessa a obra, a história e a emoção da turnê Tempo Rei, celebrando um artista que moldou gerações e segue iluminando caminhos.

🛒 À venda em lojaperfil.com.br

🗞️ Nas bancas, a partir de 19 de dezembro

Uma edição para ler, guardar e revisitar no seu tempo.

+++LEIA MAIS: Os 25 melhores álbuns internacionais de 2025, segundo Rolling Stone Brasil

+++LEIA MAIS: Os 25 melhores álbuns brasileiros de 2025, segundo Rolling Stone Brasil

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: agnes nunes, gilberto gil