Filha de Chico Science estreia carreira solo com nova música: ‘É o começo da minha viagem’
Artista pernambucana inaugura nova fase com faixa que mistura R&B e trip hop
Kadu Soares (@soareskaa)
A cantora, compositora e atriz pernambucana LOUISE lançou nesta segunda, 11, o single “Insônia”, que marca o início de sua carreira solo. A faixa, disponível em todas as plataformas digitais, mistura R&B e trip-hop em uma atmosfera noturna e introspectiva, abrindo o caminho para o EP Notívaga, previsto para 2026.
“Esse é o começo de algo totalmente novo na minha carreira. É o ponto de partida de uma trajetória que pretendo construir com uma base forte e sólida”, conta LOUISE, que define o lançamento como “uma viagem solo no mundo da música”. A artista explica que a música surgiu de uma sessão com o cantor e produtor Barro: enquanto ele criava a base instrumental, ela improvisava versos e refrão, moldando a canção de maneira intuitiva.
Inspirada na imagem do rio e do mar que se encontram no horizonte do Marco Zero do Recife, “Insônia” traduz a inquietação da paixão e da ansiedade. “Acho que a personagem dessa música está numa fase meio obsessiva, a ponto de não conseguir dormir de tanto pensar no ser amado. Não tem mensagem, tem um cenário e um sentimento”, afirma a artista.
Filha do cantor e compositor Chico Science, LOUISE cresceu cercada pela efervescência artística do Recife. Iniciou-se no teatro aos dez anos e, ainda adolescente, passou por bandas familiares antes de se afastar da música por quase uma década. Em seu retorno, integrou projetos como Afrobombas, Coisinha e Manguefonia, além de ser a voz da faixa “Dorival”, da banda Academia da Berlinda.
Com “Insônia”, LOUISE assume o protagonismo de sua trajetória e reflete suas referências musicais, que vão de Erykah Badu a Portishead, e da energia dos anos 1990 à fusão entre introspecção e groove. “Finalmente sinto que posso ser eu mesma sem medo. Sou eu ligando o foda-se, sabe? Não estou preocupada em agradar quem estava acostumado a me ver em projetos de outras pessoas”, declara.
Ouça “Insônia” aqui:
Primeiros passos de uma nova fase
Gravada no Estúdio Zelo, em Recife, a faixa tem produção de Barro e Guilherme Assis, mix e master de Guigo Berger, e lançamento pelo selo Zelo, com distribuição da Altafonte. A capa foi dirigida pela própria artista, com foto de João Alencar.

Além de anunciar o início da carreira solo, o single indica o tom do EP Notívaga, que deve explorar temas como liberdade, identidade e a dualidade entre solidão e desejo. “Pela primeira vez, estou gostando do que componho e estou feliz e satisfeita com o que vou apresentar”, resume LOUISE — artista que agora transforma a insônia em manifesto poético e criativo.
+++LEIA MAIS: Tássia Reis apresenta mistura de gêneros no novo episódio do ‘Tiny Desk Brasil’