LANÇAMENTO

Foo Fighters anunciam novo single ‘Asking for a Friend’ e turnê pela América do Norte

“Desde nosso retorno aos palcos em San Luis Obispo há cinco semanas, fomos lembrados do porquê amamos e somos eternamente devotados a fazer essa coisa dos Foo Fighters”, diz Dave Grohl em comunicado

Redação

Dave Grohl, do Foo Fighters
Banda retorna com força total apresentando novo single e turnê de verão em estádios ao lado do Queens of the Stone Age após período de transição (Foto: Joseph Okpako/WireImage)

Foo Fighters retornou discretamente em setembro com uma série de shows em clubes pelos EUA, onde apresentaram o novo baterista Ilan Rubin. A banda seguiu com shows maiores na Ásia no início deste mês. Tudo isso serviu de aquecimento para uma turnê de verão em estádios norte-americanos em 2026, que acabaram de anunciar. A turnê começa em quatro de agosto no Rogers Stadium em Toronto e termina em 26 de setembro em Las Vegas. A venda de ingressos começa em 31 de outubro.

“Desde nosso retorno aos palcos em San Luis Obispo há cinco semanas, fomos lembrados do porquê amamos e somos eternamente devotados a fazer essa coisa dos Foo Fighters”, diz Dave Grohl em comunicado. “Desde nos reunirmos como banda e encararmos uma lista de 30 anos de músicas para tirar a poeira, até reimaginar versões com a incrível bênção do único e inigualável Ilan Rubin na bateria, até nos reconectarmos com nossos fãs incríveis e detonarmos com tudo o que temos — não importa o tamanho do local — porque não estaríamos aqui sem eles, temos o núcleo mais sólido. E o sol está finalmente nascendo no horizonte.”

Queens of the Stone Age será a banda de abertura. “Em 1992, vi pela primeira vez a lendária Kyuss se apresentar no Off Ramp em Seattle e conheci o Sr. Josh Homme“, diz Grohl. “A banda era amiga de um amigo, e em pouco tempo o álbum Blues for the Red Sun se tornou a trilha sonora daquele verão. 33 anos depois e com muitas milhas atrás de nós, compartilhei alguns dos momentos musicais mais gratificantes da minha vida com meu querido amigo, Josh. Um vínculo para toda a vida que vai muito além do som que fizemos juntos. Por isso é com grande felicidade que podemos compartilhar este próximo capítulo junto com seu poderoso Queens of the Stone Age. Preparem-se.”

Junto com as datas da turnê, os Foos compartilharam um novo single intitulado “Asking For a Friend”. “[É] uma música para aqueles que esperaram pacientemente no frio, confiando na esperança e na fé para que seu horizonte apareça”, escreveu Grohl. “Buscando ‘prova’ quando pendurados por um desejo até que o sol brilhe novamente. Uma de muitas músicas que virão…”

O último álbum dos Foo Fighters foi But Here We Are (2023). Foi o primeiro LP deles desde a morte do baterista Taylor Hawkins. Grohl tocou bateria no álbum, e a banda contratou Josh Freese para a turnê. Eles se separaram dele em maio. “Nenhuma razão foi dada”, disse Freese em comunicado. “Nunca fui dispensado de uma banda, então embora não esteja com raiva — apenas um pouco chocado e desapontado. Mas como a maioria de vocês sabe, sempre trabalhei como freelancer e pulei entre bandas, então estou bem.”

Os Foos substituíram Freese pelo baterista do Nine Inch Nails, Ilan Rubin. Em um movimento praticamente sem precedentes na história do rock, o NIN completou a troca contratando Freese para substituir Rubin. Tudo isso fez parte de um fenômeno estranho este ano — chamado informalmente de Drummergeddon — onde Pearl Jam, the Who, Guns N’ Roses, Primus, Oasis e Iron Maiden se juntaram aos Foo Fighters e Nine Inch Nails ao se separarem de um baterista de longa data.

+++LEIA MAIS: Foo Fighters anuncia turnê em vídeo promocional com ajuda de IA: ‘Vem mais por aí’

+++LEIA MAIS: Após proibição, powerbanks estão liberados no show do Guns N’ Roses em SP

TAGS: dave ghrol, Foo Fighters, Ilan Rubin