Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Referência

Francisco, el Hombre apresenta 'Acabou Chorare' em homenagem aos Novos Baianos

Show especial vai acontecer no dia 4 de outubro, em São Paulo; disco de 1972 foi eleito pela Rolling Stone Brasil como o maior da música brasileira

Rodrigo Tammaro Publicado em 20/08/2024, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Francisco, el Hombre (Foto: Renata Monteiro)
Francisco, el Hombre (Foto: Renata Monteiro)

Em homenagem aos Novos Baianos, a banda Francisco, el Hombre fará um show especial com músicas do álbum Acabou Chorare, lançado em 1972 pelo grupo formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby do Brasil e companhia.

A apresentação acontecerá no dia 4 de outubro na Casa Natura Musical, em São Paulo.

Acabou Chorare é o segundo disco dos Novos Baianos e trouxe faixas que ultrapassam gerações, como “Mistério do Planeta” e “A Menina Dança”. O álbum é tão marcante que, em 2007, foi eleito pela Rolling Stone Brasil como o maior disco da música brasileira.

+++LEIA MAIS: Os 100 maiores discos da música brasileira

O público sempre fazia relação dos Novos Baianos com a gente e, quanto mais ouvíamos, mais nos aproximamos deles. Eles foram uma referência muito marcante no sentido de estilo de vida e no senso de comunidade. Vai ser uma homenagem com muito carinho”, conta LAZÚLI, responsável pela voz e percussão da Francisco, el Hombre.

A conexão entre as bandas não é de hoje. Em 2020, a Francisco, el Hombre publicou uma versão de “Brasil Pandeiro”, faixa que abre Acabou Chorare.

É um desafio absurdo, porque as músicas são incríveis e muito bem executadas. A ideia é fazer um show com a cara da Francisco, el Hombre, mas com a chama dos Novos Baianos, com muita diversão e com muito amor pela música”, disse o guitarrista Andrei Martinez Kozyreff.

Sobre a Francisco, el Hombre

Fruto de uma conexão entre Brasil e México, a Francisco, el Hombre carrega todas as particularidades das duas culturas, ao mesmo tempo em que encontra os aspectos de união entre elas.

A raiz latino-americana juntou os irmãos mexicanos Sebastián (bateria) e Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão) aos brasileiros LAZÚLI (voz e percussão), Helena Papini (baixo) e Andrei Martinez Kozyreff (guitarra).

+++LEIA MAIS: Francisco, el Hombre lança coletânea com trajetória em espanhol e faixa inédita [ENTREVISTA]

O resultado foi uma combinação da essência sonora do reggaeton com elementos eletrônicos e do punk-rock. 

A identidade do grupo passa por um repertório que vai de Dona Onete e Rubel a Sidney Magal, e se estende também às apresentações do quinteto. 

O grupo é dono do hit "Triste, Louca ou Má" e coleciona participações em festivais de grande expressão, como Lollapalooza, Rock in Rio, América por Su Música e o FimPro.

Francisco, el Hombre toca Novos Baianos

Data e horário: 4 de outubro de 2024  (sexta-feira), às 21h (abertura da casa às 19h30)
Endereço: Casa Natura Musical - R. Artur de Azevedo, 2.134 - Pinheiros - São Paulo/SP
Ingressos: a partir de R$70,00 (inteira); disponíveis em www.casanaturamusical.com.br/eventos/francisco-el-hombre-canta-novos-baianos/