Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / OPINIÃO

Gene Simmons, do Kiss, diz que 'não consegue se lembrar de nada que Flea toca'

Além de Flea, icônico baixista do Red Hot Chili Peppers, Gene Simmons citou outros músicos que não teriam som memorável, como John McLaughlin

Gene Simmons (Foto: Jesse Grant/Getty Images for HISTORY) e Flea (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for LA28)
Gene Simmons (Foto: Jesse Grant/Getty Images for HISTORY) e Flea (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for LA28)

Lendário baixista, vocalista e fundador da banda de hard rock Kiss, Gene Simmons opinou sobre outro grande nome do baixo: Flea, do Red Hot Chili Peppers, que não tem um estilo "memorável," na opinião da lenda do rock.

Durante entrevista ao Guitar World, Simmons falou sobre os diversos estilos que um baixista pode adotar na carreira. "Não me considero – e nunca tive interesse em ser – um virtuoso do baixo. Não gosto de exibições musicais," afirmou. "Sinto-me muito mais atraído por coisas que são memoráveis. Para mim, faz parte da alegria da música."

Você pode ser um músico de jazz e ser respeitado pelos músicos, mas o resto do mundo não se importa. Vamos jogar um jogo: diga o nome de um músico de jazz que signifique alguma coisa.

+++LEIA MAIS: Gene Simmons, do Kiss, comenta reunião do The Smiths: 'Ninguém conhece Johnny Marr'

Então, o cantor citou John McLaughlin, guitarrista de jazz britânico: "Ele é um grande músico. Mas aqui vai uma pergunta: você consegue cantarolar alguma melodia que ele já tocou em solo? Claro que não. Com todo o respeito, mas essa música procura mostrar o quão bem você toca – mas não me importo com isso. A coisa mais difícil de fazer é escrever uma boa música ou riff simples. Isso é muito difícil."

Em seguida, Gene Simmons falou sobre outros artistas que, para ele, encaixam nesta descrição. "Há muitos baixistas incríveis, como Jaco Pastorius e os caras do jazz. Ou caras como o Flea, ótimo no instrumento, mas não me lembro de nada que ele toca – e também não gosto do som de um baixo feito por slap," disse.

A coisa mais difícil de fazer é saber quais notas colocar em um solo e quais notas não colocar em um solo. Às vezes, se for chocantemente simples e quase não se mover, mas consigo cantarolar, é isso que importa porque é memorável.

+++LEIA MAIS: A ‘melhor’ série de todos os tempos, segundo Flea