O icônico George Harrison, dos Beatles, completaria 79 anos nesta sexta, 25 de fevereiro
Talvez um dos nomes mais influentes da música no Século XX, George Harrison se tornou mais conhecido como guitarrista dos Beatles. O músico, porém, deixou a banda em 1969 e construiu uma carreira solo de sucesso e destaque para si mesmo, com sucessos como "Got My Mind Set On You" e "My Sweet Lord," até sua morte em novembro de 2001.
O icônico guitarrista completaria 79 anos nesta sexta, 25 de fevereiro. Para relembrar um pouco da vida e carreira, a Rolling Stone Brasil separou quatro curiosidades sobre o ex-Beatle George Harrison. Confira abaixo:
Happy Birthday, George @GeorgeHarrison#HappyBirthdaypic.twitter.com/wtIDEkVavv
— The Beatles (@thebeatles) February 25, 2022
Em janeiro de 1969, após conflitos com os outros integrantes da banda, Harrison decidiu deixar os Beatles, pois estava de "saco cheio do clima ruim," como confessou à revista Musician em 1987. No mesmo dia, voltou para casa, pegou o violão e colocou tudo para fora. Assim surgiu o sucesso "WahWah," que seria a primeira música gravada para o disco solo de estreia do artista, All Things Must Pass (1970).
Antes do sucesso estrondoso dos Beatles nos palcos estadunidenses, Harrison foi o primeiro a pisar e se apresentar no país norte-americano, em 1963. O artista foi visitar a irmã, Louise, em Benton, Illinois. Durante a estadia, participou do show dos Four Vests como guitarrista e vocalista.
+++LEIA MAIS: Beatles: o momento que George Harrison decidiu abandonar a banda [FLASHBACK]
Além de músico de sucesso, Harrison também foi produtor de cinema e tinha a própria companhia, Handmade Films. A empresa foi criada, inclusive, para financiar A Vida de Brian (1979), parte da franquia de comédia Monty Python. O ex-Beatle era um grande fã das produções e, inclusive, apareceu no longa como Sr. Papadopolous.
Não, Harrison não foi o inventor das selfies, mas teve um papel importante para popularizá-las. Em uma viagem dos Beatles à Índia, o guitarrista usou uma lente diferente, luzes e ajustes para tirar fotos de si mesmo de forma psicodélica — que se relacionava ao som da banda na época —, que se tornaram algumas das fotos mais icônicas do astro.