Em discurso de posse como membro "imortal" da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil falou sobre desvalorização da cultura e debate civilizatório
Gilberto Gil tomou posse nessa sexta, 8 de abril, como membro "imortal" da Academia Brasileira de Letras. O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura de 79 anos discursou durante o evento.
Após agradecer os envolvidos na cerimônia, Gil afirmou: "Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a casa de Machado de Assis, um escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa mesmo para quem a critica a instância maior que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador cultura em nosso país."
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Gilberto Gil é eleito à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras
"A Academia Brasileira de Letras é a Casa da Palavra e da Memória Cultural do Brasil. E tem uma responsabilidade grande no sentido de fortalecer uma imagem intelectual do país que se imponha à maré do obscurantismo, da ignorância, e demagogia de feição antidemocrática," acrescentou o artista.
O músico continuou: "Poucas vezes na nossa história republicana o escritor, o artista, o produtor de cultura, foram tão hostilizados e depreciados como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da Internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos."
Ver essa foto no Instagram
"A ABL tem muito a contribuir nesse debate civilizatório. E eu gostaria, aqui, efetivamente, de colaborar para o debate, em prol da cultura e da justiça," ressaltou o compositor. Apesar de afirmar que não cantaria, Gil, durante o discurso, cantou os versos: “Se a noite inventa a escuridão, a luz inventa o luar. O olho da vida inventa a visão, doce clarão sobre o mar”.
Gil foi eleito para a posição em novembro de 2021, com 21 votos favoráveis, de um total de 34. O artista é o primeiro representante da música popular brasileira a tomar posse na academia. Confira a cerimônia completa: