Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Gilberto Gil resgata álbum perdido gravado em Nova York em 1982; confira

Álbum foi recuperado em curadoria para 'O Ritmo de Gil', acervo digital feito pela Google

Redação Publicado em 15/06/2022, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Twitter/@Variety)
Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Twitter/@Variety)

Um disco perdido de Gilberto Gil foi divulgado no maior acervo digital dedicado a um artista vivo feito pela Google. Gravado em 1982, em Nova York, a coletânea inédita foi encontrada durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais para o museu. 

O Ritmo de Gil celebra o cantor, com informações bibliográficas e a discografia de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. O ambiente conta com 41 mil imagens e documentos e um total de 900 vídeos e gravações sobre sua trajetória.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil revela ter entendido o racismo na adolescência: ‘Idade quase adulta’

O museu virtual foi lançado no Google Arts & Culture, e está disponível em inglês, português e espanhol, sendo a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global. A pesquisa teve início em 2018.

"A retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira e do homem cercado de muitos outros artistas, amigos e da família. A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história", diz Valéria Gasparotti, gerente de projetos do Google Arts & Culture.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil é eleito à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras

Para o jornal Estado de Minas, Gil diz não se lembrar o que fez com que o disco não saísse, mas chamou a recuperação dos materiais sonoros de um 'trabalho de arqueologia', que retrata 'novas possibilidades museológicas'.

O ex-ministro da Cultura ainda afirma que pretende atualizar a plataforma com as novidades que produzir, sobrepondo produções e criando um espaço original para seu legado na arte.

+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil fala sobre política no Brasil: 'Nossos representantes precisam ser substituídos'

Não seria incomum se fosse seu próprio crivo o motivo do cancelamento de uma sonoridade que ainda hoje se desfruta mais pelos ouvidos da curiosidade. Sinais de um tempo em que tudo o que se guardou ou rejeitou no passado, e por qualquer motivo, se torne um ativo valioso. Essa coleção faz parte desse conjunto [..] e é o final de um estágio da minha obra