Grammy 2026: Quem são os brasileiros indicados neste ano?
Irmãos baianos concorrem na categoria Melhor Álbum de Música Global com registro de turnê histórica
Kadu Soares (@soareskaa)
Caetano Veloso e Maria Bethânia levam música popular brasileira ao Grammy 2026 com indicação na categoria Melhor Álbum de Música Global. Os ícones da MPB concorrem com Caetano & Bethânia A Vivo, registro da turnê histórica que realizaram entre agosto de 2024 e março de 2025. A cerimônia da 68ª edição da premiação acontece neste domingo, 1 de fevereiro, na Crypto.com Arena em Los Angeles, considerada maior premiação da indústria musical mundial.
O álbum marca retorno dos irmãos baianos aos palcos em formato conjunto após cinco décadas separados. Caetano & Bethânia A Vivo captura vocais divididos em hits como “Alegria, Alegria”, “Os Mais Doces Bárbaros” e “Gente”, mostrando que química permaneceu intacta entre os dois artistas.
View this post on Instagram
Além deles, disputam na categoria: Burna Boy (No Sign of Weakness), o indiano Siddhant Bhatia (Sounds Of Kumbha), o senegalês Youssou N’Dour (Eclairer le monde, Light the World), a banda de jazz Shakti (Mind Explosion) e a britânica Anoushka Shankar em parceria com os indianos Alam Khan e Sarathy Korwar (Chapterq III: We Return To Light).
Para Maria Bethânia, aos 79 anos e com seis décadas de carreira, esta é a primeira indicação ao Grammy Awards. Já Caetano Veloso, aos 83 anos, possui histórico maior na premiação, acumulando outras cinco indicações anteriores. Dessas, se consagrou com dois troféus: um pelo álbum Livro (2001) e outro como produtor de João Voz e Violão (2002), de João Gilberto.
A categoria de Melhor Álbum de Música Global, antes conhecida como World Music, integra o Grammy desde 1992. No entanto, sofreu algumas mudanças de formato ao longo das décadas, adotando nomenclatura Global somente em 2020.
Seis artistas brasileiros já venceram o prêmio ao longo da história. Sérgio Mendes foi o primeiro com Brasileiro em 1993, seguido por Milton Nascimento com Nascimento em 1999. Gilberto Gil conquistou a estatueta com Quanta Live em 2000 e voltou a vencer em 2006 com Eletracústico na subdivisão de World Music Contemporâneo. Caetano Veloso venceu com Livro em 2001, enquanto João Gilberto levou o prêmio no ano seguinte com João Voz e Violão em 2002, último brasileiro a conquistar a categoria.
+++LEIA MAIS: Grammy 2026: veja a lista completa dos indicados
+++LEIA MAIS: Grammy mantém lineup secreto e promete surpresas até domingo