Grammy Latino 2021: quem é Rubén Blades, Personalidade do Ano na premiação

Importante nome da salsa, Rubén Blades recebeu homenagens pela premiação de Personalidade do Ano do Grammy Latino 2021

Redação

Rubén Blades recebe prêmio de Personalidade do Ano no Grammy Latino 2021 (Foto: Rich Polk/Getty Images for The Latin Recording Academy))
Rubén Blades recebe prêmio de Personalidade do Ano no Grammy Latino 2021 (Foto: Rich Polk/Getty Images for The Latin Recording Academy))

O Grammy Latino 2021 acontece nesta quintam, 18 de novembro, às 22h (horário de Brasília), mas antes mesmo do início oficial da premiação, o artista panamenho Rubén Blades recebeu uma homenagem. Na quarta, 17, a carreira do músico foi celebrada em Las Vegas com um evento que comemora, justamente, o título de Personalidade do Ano.

O evento de gala para comemorar o título de Personalidade do Ano para Rubén Blades é parte da programação do Grammy Latino 2021 e aconteceu em Las Vegas, presencialmente e com diversos convidados e conhecidos artistas.

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2021: Onde assistir, quem concorre, homenagem à Marília Mendonça e tudo que sabemos sobre premiação [LISTA]

A homenagem de Personalidade do Ano marca a contribuição de Rubén Blades, nascido no Panamá, para a cultura. Com estilo musical classificado como “salsa intelectual”, ele é considerado divisor de águas do gênero, pelo qual ele é conhecido mundialmente e recebeu, inclusive, oito Grammys Latinos.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por The Latin Recording Academy (@latingrammys)

O astro também é ator, advogado e político, conhecido pelas críticas aos regimes ditatoriais da América Latina. No trabalho artístico, Blades faz questão de evidenciar opiniões políticas e ideológicas — algo que o acompanha nos mais de 50 anos de carreira.

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2021 homenageia Brasil com apresentação de Anitta, Giulia Be e mais

Rubén Blades: quem é a Personalidade do Ano no Grammy Latino 2021?

Nascido no Panamá em 1948, Rubén Blades é formado em Direito e Ciências Políticas na Universidade do Panamá, completando os estudos em Harvard. A carreira artística começou (e foi potencializada) nos Estados Unidos, sendo “El Cantante” o primeiro grande sucesso como compositor.

O artista é considerado um dos intérpretes mais emblemáticos da salsa em Nova York na década de 70. Na época, ele se juntou ao grupo Fania All-Stars, considerado uma vitrine para a Fania Records, grande gravadora de salsa e responsável por alguns dos artistas mais famosos do gênero no período.

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2021: os bastidores da batuta do diretor do espetáculo, Marcelo Gama [ENTREVISTA]

Com mais de 30 discos ao longo da carreira, Rubén Blades tem um trabalho considerado divisor de águas para a salsa: Siembra (1978). Realizado em conjunto com Willie Cólon, ele é um clássico do estilo musical, além de ser o disco mais vendido da famosa gravadora Fania.

Com o lançamento do disco Siembra, o gênero de Rubén Blades foi considerado de “salsa intelectual”. Ainda, o trabalho contou com alguns dos maires sucessos da carreira, como “Pedro Navaja”, “Plástico” e “Buscando Guayaba”.

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2021: Anitta, Kali Uchis e mais esnobados pela premiação [LISTA]

Nos anos 80, Blades se juntou ao grupo Seis de Solar, além de lançar discos da carreira solo. Em 1994, participou das eleições presidenciais do Panamá, nas quais alcançou o terceiro lugar.

Em diálogo com a carreira política e artística, Blades tornou-se um grande crítico do imperialismo norte-americano, além de fazer músicas sobre a realidade latino-americana. Pela enorme contribuição para a cultura, o astro recebeu, ao longo da carreira, oito prêmios do Grammy Latino e nove do Grammy.

TAGS: grammu latino, homenagem, música, notícia, personalidade do ano, premiação, Rubén blades, salsa