CONTROVERSIAS

Grimes cancela show em evento LGBTQ+ alegando problemas familiares

Anúncio causou reações mistas devido à sua relação com Elon Musk e supostas ligações com movimentos de extrema direita

Daniela Swidrak (@newtango)

Grimes
Grimes - Matt Winkelmeyer/Getty Images for Coachella

Grimes anunciou que não irá mais se apresentar no World Pride, evento de música dançante voltado à comunidade LGBTQIA+, marcado para 7 de junho em Washington DC. A decisão, segundo ela, foi motivada por questões familiares urgentes.

“Me desculpem profundamente por cancelar minha participação no Pride. Preciso lidar com assuntos familiares”, escreveu nas redes sociais. “Sei que essa situação já gerou bastante incômodo aos fãs, e estou determinada a evitar que isso continue. Prometo compensar vocês em breve”.

A artista também desejou sucesso ao evento e ressaltou a força da programação.

Acho que o festival ainda será incrível. Espero que esse aviso chegue a tempo de quem quiser reorganizar seus planos”.

 

Desde que sua participação foi anunciada em fevereiro, o nome de Grimes gerou polêmica. Críticas surgiram especialmente pela sua relação com Elon Musk, com quem tem filhos, e por alegadas associações com figuras e eventos ligados à extrema direita.

Ativistas questionaram sua inclusão na programação. Em uma live, a militante trans Hope Giselle criticou duramente a escolha: “Ela tem filhos com Elon Musk, o cara que tenta nos diminuir todos os dias. Por que colocá-la em destaque num evento como esse?”

Grimes também foi mencionada em uma reportagem do Washington Blade, que apontou sua presença em uma festa da direita radical durante o fim de semana da posse presidencial em Washington. O local do evento, segundo o Washington Post, é conhecido como um reduto de apoiadores do presidente Donald Trump.

A relação com Musk continua sendo um ponto sensível. Além das polêmicas públicas envolvendo a criação dos filhos — inclusive com uma disputa judicial sobre a guarda —, Grimes já criticou abertamente o bilionário por expor as crianças à mídia, especialmente após levá-las à Casa Branca no início deste ano.

Mesmo com a separação oficializada em 2021, os atritos entre os dois seguem públicos. Grimes expressou apoio à filha trans de Musk, Vivian, após o empresário fazer declarações transfóbicas. Já a mãe de Grimes chegou a apelar publicamente para que Musk permitisse que sua avó de 93 anos visse os bisnetos em seus últimos dias.

Com a saída de Grimes, o World Pride segue com atrações como Jennifer Lopez e Troye Sivan, mas o debate em torno da presença (ou ausência) de figuras controversas em eventos LGBTQIA+ continua em pauta.

+++ LEIA MAIS: Grimes diz que Elon Musk está ignorando ‘crise médica’ de filho e pede resposta: ‘É urgente’

+++ LEIA MAIS: Grimes critica onda de ataques antissemitas e racistas entre fãs dela

+++ LEIA MAIS: Grimes sai em defesa de Olivia Rodrigo e manda indireta para Elon Musk; entenda

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Elon Musk, grimes