Em 12 de julho de 1962, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones e outros integrantes dos Rolling Stones fizeram o primeiro show ao vivo da banda
Até bandas mundialmente famosas na atualidade tiveram um ponto de partida — e no caso dos Rolling Stones, isso aconteceu há exatos 59 anos. Em 12 de julho de 1962, o grupo fez o primeiro show ao vivo no Marquee Club, um famoso clube de música popular em Londres.
Na época, acredita-se que a banda era formada por Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Ian Stewart, Dick Taylor e Mick Avory - apesar de a presença (ou não) do baterista ainda ser debatida. Apesar do momento histórico, a apresentação ocorreu ao acaso. Conforme noticiado pelo History, os Rolling Stones só conseguiram uma vaga para se apresentar porque uma outra banda precisou ser substituída.
+++LEIA MAIS: John Lennon acreditava que os Rolling Stones copiaram uma música dele
Originalmente, a Blues Incorporated deveria tocar no Marquee Club, mas quando foram convidados para uma transmissão ao vivo na BBC, os planos mudaram. Assim, Brian Jones convenceu o dono do espaço a deixas os Rolling Stones se apresentarem no lugar.
Segundo Keith Richards, quando o dono do espaço ligou para Jones e perguntou o nome da banda, o guitarrista se inspirou em um blues de Muddy Waters, “Rollin’ Stone”. O “g” só seria acrescentado posteriormente ao nome, após um empresário insistir na pronúncia “correta”.
A apresentação foi anunciada pela Jazz News (via site Rolling Stones): "Mick Jagger, vocalista de R&B, está levando um grupo de R&B para o Marquee amanhã à noite, enquanto a Blues Incorporated faz seu show no Jazz Club. Chamados The Rollin' Stones. A formação é: Mick Jagger (vocais), Keith Richards & Brian Jones (guitarras), Dick Taylor (baixo), Ian Stewart (piano), & Mick Avory (bateria). Um segundo grupo sob Long John Baldry, também estará lá"
O show contou com 18 músicas, abrindo com “Kansas City” e “Baby What's Wrong” pata fechar com “Tell Me You Love Me” e “Happy Home”. O primeiro set-list foi registrado por Ian Stewart no próprio diário.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL