NOTIFICAÇÃO

A reação do Procon aos problemas na venda de ingressos para shows do Harry Styles

Fãs relataram irregularidades na comercialização de entradas para as apresentações, agendadas para ocorrer em 17 e 18 de julho no estádio MorumBIS

Pedro Hollanda (@phollanda21)

Harry Styles - Foto: Dave J Hogan/Getty Images
Harry Styles - Foto: Dave J Hogan/Getty Images

Muitos shows de grandes grandes artistas internacionais no Brasil trazem consigo duas questões: expectativas dos fãs e problemas na venda de ingresso. O caso mais recente é da nova turnê de Harry Styles.

O cantor britânico anunciou dois shows no estádio MorumBIS, em São Paulo, para os dias 17 e 18 de julho. A venda geral começou na última segunda-feira, 26, e fãs que compareceram à bilheteria presencial do evento, no Shopping SP Market, zona sul da cidade, apontaram irregularidades nas redes sociais. A principal delas é a suspeita da presença de cambistas no local.

Em resposta a essas alegações, o Procon-SP solicitou esclarecimentos à empresa responsável pela bilheteria, Ticketmaster. Isso inclui:

  • o número de ingressos disponibilizados na venda física, divididos por setor;
  • os limites de compra por consumidor;
  • e os mecanismos de identificação ou controle da quantidade adquirida por pessoa, tanto no ponto de venda presencial quanto na internet.

A companhia também foi notificada a informar quais medidas estão sendo adotadas para organizar o atendimento na bilheteria presencial, com prazo de resposta de até 24 horas.

Em nota ao G1, a Ticketmaster negou as acusações de irregularidades e afirmou estar à disposição para colaborar com as autoridades. Além disso, reforçou que ingressos oferecidos em plataformas não autorizadas podem ser cancelados:

“A Ticketmaster não apoia o cambismo, nem vende ingressos antecipadamente para cambistas, nem tem parcerias com operadores de revenda que os privilegiem em relação aos fãs. Qualquer suposição contrária a isto está incorreta. De acordo com nossos Termos e Condições, ingressos oferecidos em plataformas de revenda ilegais ou não autorizadas podem ser cancelados e disponibilizados novamente para venda aos fãs.”

Problemas na venda geral

A conta de X/Twitter THSBrasil, dedicada a notícias sobre o artista, publicou várias alegações de que pessoas estariam saindo da bilheteria presencial com um grande volume de ingressos físicos. Quem estava na fila, enquanto isso, recebia apenas acesso a um QR Code referente à sua entrada adquirida.

O usuário escreveu via (X/Twitter):

“Pessoas saindo com bolos de ingresso, pra gente não tinha ingresso impresso.  A gente pagando 22,00 em taxa de QR CODE  e eles saindo com bolos de ingressos.”

Em todas as postagens, a conta marcou a deputada federal Erika Hilton, o deputado estadual Guilherme Cortez e o Procon-SP. Em publicação subsequente, o perfil compartilhou um vídeo do que dizia estar ocorrendo (via X/Twitter):

“É isso aí, gente! Cambista contando ingresso físico (que não existia pra gente) bem na nossa cara.”

Segundo o G1, tanto Cortez quanto Hilton atenderam ao chamado. A deputada federal acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), enquanto o deputado estadual convocou o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Em publicação na sua conta oficial no X/Twitter, Guilherme Cortez condenou as práticas de cambistas. Ele deu entrada em um pedido junto à Assembleia Legislativa de São Paulo para instalar uma CPI para investigar o que ele vê como ações ilegais de produtoras de eventos.

O deputado estadual escreveu:

“Há uma indústria lucrando às custas da extorsão dos sonhos de fãs, que envolve cambistas, produtoras e ticketerias. Esse conluio age cobrando taxas abusivas, que ultrapassam o valor dos próprios ingressos, e desnecessárias (como, por exemplo, a taxa de envio por e-mail), além de facilitar a ação de cambistas, que revendem por valores ainda maiores”.

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo reforçou o policiamento na bilheteria presencial para esta terça-feira, 27. Segundo relatos de usuários do X/Twitter, cambistas foram retirados do local rapidamente pelas autoridades.

+++ LEIA MAIS: Quanto custam ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil em 2026?
+++ LEIA MAIS: Harry Styles anuncia 2 shows no Brasil em 2026; datas, cidade, ingressos e mais
+++ LEIA MAIS: ‘Aperture’: Entenda o significado do nome e letra da nova música de Harry Styles

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: harry styles