Homem é encontrado morto em possível homicídio durante Burning Man; participantes são alertados para ‘ficarem atentos’
A vítima, que ainda não foi identificada, foi encontrada morta ‘deitada em uma poça de sangue’, segundo autoridades
ALTHEA LEGASPI, Rolling Stone EUA
Um homem foi encontrado morto “deitado em uma poça de sangue” durante o festival Burning Man, realizado no deserto de Nevada, em um caso que autoridades locais e federais estão investigando como homicídio.
A vítima, ainda não identificada e descrita como branca, foi localizada por volta das 21h14 de sábado, depois que a Patrulha do Condado de Pershing e agentes do Bureau of Land Management responderam a um chamado sobre um homem caído no acampamento do evento, informou o xerife Jerry Allen, do Condado de Pershing, em comunicado no domingo.
A Divisão de Ciências Forenses do Escritório do Xerife do Condado de Washoe também foi chamada ao local. O corpo da vítima foi posteriormente levado ao Instituto Médico-Legal do Condado de Washoe.
A investigação segue em andamento, e diversos participantes do Burning Man que estavam na área próxima ao ocorrido foram entrevistados. O corpo foi encontrado pouco antes de a escultura principal do evento, conhecida como “Man” — uma grande obra de madeira em forma humana localizada na Black Rock City, a cidade temporária onde o festival acontece anualmente — começar a ser incendiada.
“Este processo ainda está em andamento e a área da ‘Cidade’ onde isso ocorreu terá forte presença policial até que a cena do crime seja liberada”, disse Allen.
“Embora este ato pareça ser um crime isolado, todos os participantes devem permanecer atentos ao seu entorno e às pessoas ao redor”, acrescentou. “Não há informações adicionais disponíveis no momento, mas elas serão divulgadas de forma apropriada, garantindo comunicação com o público e preservando a integridade da investigação de um crime em uma cidade que deixará de existir até o meio da semana”.
Os organizadores do Burning Man afirmaram que estão cooperando com as autoridades na investigação em andamento e forneceram recursos de apoio aos participantes. “Se você estiver em Black Rock City, não interfira nas atividades das forças de segurança”, disseram em comunicado. “A segurança e o bem-estar da nossa comunidade são prioridades máximas”.
O Burning Man começou em 24 de agosto e segue até segunda-feira. O festival atrai todos os anos dezenas de milhares de participantes para a cidade temporária de Black Rock City, no deserto de Nevada.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Althea Legaspi, no dia 31 de agosto de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Burning Man: Domo da Orgia é destruído por ventos fortes no deserto de Nevada