"DECISÃO CONSCIENTE"

A explicação para a mudança mais polêmica do Iron Maiden em turnê atual

Banda de heavy metal esteve na estrada em 2025 com um novo show celebrando as cinco décadas de carreira e deve passar pelo Brasil no ano que vem

Guilherme Gonçalves

O vocalista Bruce DIckinson, do Iron Maiden, durante show em 2025 na Inglaterra (Foto: Jo Hale / Redferns)
O vocalista Bruce DIckinson, do Iron Maiden, durante show em 2025 na Inglaterra (Foto: Jo Hale / Redferns)

O Iron Maiden provocou burburinho entre os fãs mais tradicionais ao promover uma mudança considerada polêmica por alguns durante sua turnê atual, Run For Your Lives, que celebra o 50º aniversário da banda.

A banda inglesa de heavy metal dividiu opiniões ao trocar seus tradicionais backdrops, feitos de pano e adereços físicos, por telões digitais.

O tema foi abordado recentemente pelo guitarrista Adrian Smith em entrevista ao canal espanhol El Jevilongo (via Blabbermouth). Segundo ele, a mudança foi uma “decisão consciente”.

Adrian Smith, do Iron Maiden
Adrian Smith, do Iron Maiden, em 2024 (Foto: Daniel Knighton/Getty Images)

Adrian argumentou sobre a renovação estética:

“Acho que sempre fomos muito tradicionais em nossa produção. Com os backdrops, era como se você estivesse indo assistir a uma peça no teatro. Acho que nosso empresário, Rod Smallwood, geralmente tem uma visão para os shows e se reúne com Steve (Harris). Bruce (Dickinson) tem muito a ver com o visual também. Bruce está se envolvendo cada vez mais com as coisas que acontecem no palco, como o tiroteio com Eddie e tudo mais.”

O guitarrista completou:

“Acho que foi uma coisa consciente para talvez apenas mudar um pouco, só para dar um visual diferente… Quer dizer, eu gosto.”

Ex-baterista Nicko McBrain comenta

Quem também já abordou o assunto foi Nicko McBrain. Apesar de ter se aposentado dos shows ao vivo, o baterista ofereceu sua opinião a respeito e parece concordar com os fãs que não gostaram da ideia.

Nicko comentou:

“Eu sei (que alguns fãs preferem o jeito antigo), e conversei com Rod sobre isso no ano passado. Porque eu vi o esboço com essas telas, e disse a ele: ‘Ei, não acho que devíamos estar (mudando a maneira como fazemos as coisas).’ Ele disse: ‘Temos que ir para o século 21, Nick.’ Ele disse: ‘Esta é a turnê de 50 anos. Temos que ter algo especial.'”

O baterista, no entanto, pondera:

“Eu disse: ‘Então, coloquem mais cortinas. Mais cortinas. Em vez de ‘The Trooper’ mostrar Eddie a cavalo com a espada na mão, coloquem ele atirando com a arma… seja lá o que for. Sou da velha guarda. Eu gostaria de ter visto as cortinas e os biombos nas laterais.”

Iron Maiden e Run for Your Lives

A turnê Run For Your Lives está cotada para passar pelo Brasil no ano que vem. O próprio Bruce Dickinson, ao se apresentar no festival The Town, em setembro último, afirmou que isso irá acontecer, mas não revelou quanto exatamente.

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden fará show no Brasil em 2026, diz Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: O incrível disco ao vivo que o Iron Maiden demorou 20 anos para lançar
+++ LEIA MAIS: A história do teste de Bruce Dickinson para o Iron Maiden, narrada pelo cantor

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: adrian smith, Iron Maiden, Nicko McBrain