Iron Maiden pede para fãs não filmarem demais seus shows e explica razões
Banda está prestes a iniciar turnê que celebra 50 anos de carreira e deseja reviver a aura dos velhos tempos, além de melhorar experiência para todos
Igor Miranda (@igormirandasite)
O Iron Maiden está nos palcos desde 1975 e viu todo tipo de transformação nas plateias ao longo deste período. E parece que algo recente está incomodando a banda: o uso excessivo de celulares por parte dos fãs.
Uma semana antes de iniciar Run for Your Lives, sua próxima turnê que celebra os 50 anos de fundação, o grupo emitiu um comunicado nas redes sociais com um pedido ao público. Eles querem que as pessoas em seus shows não filmem excessivamente o espetáculo, para que possam aproveitar melhor o momento e tornar a experiência melhor até mesmo aos que estão no palco.
Em trecho inicial da nota, o Maiden afirmou:
“Como todos sabem, a turnê mundial Run for Your Lives marca os 50 anos da formação da banda por Steve [Harris, baixista] no final de 1975 e, para comemorar, os fãs do Maiden têm a promessa de um repertório muito especial, abrangendo os nove álbuns de estúdio, de Iron Maiden (1980) a Fear of the Dark (1992), com seu show mais espetacular e elaborado de todos os tempos! Em sintonia com essa época, o Maiden deseja que todos na plateia vivenciem esse show espetacular, como fariam quando muitas dessas músicas foram tocadas ao vivo pela primeira vez nos anos 80 e, assim como muitos outros artistas, a banda agora pede aos fãs que não filmem os shows excessivamente com seus celulares ou tablets.”

Rod Smallwood, empresário de longa data do grupo, complementou:
“Queremos mesmo que os fãs curtam os shows de modo direto, em vez de fazer isso em suas telinhas. O uso excessivo de celulares hoje em dia diminui a diversão, principalmente para a banda, que está no palco olhando para fileiras de celulares, mas também para os outros espectadores. Sentimos que a paixão e o envolvimento dos nossos fãs nos shows os tornam realmente especiais, mas a obsessão pelo celular agora saiu tanto do controle que se tornou uma distração desnecessária, especialmente para a banda. Espero que os fãs entendam isso e sejam sensatos em limitar severamente o uso das câmeras de seus celulares em respeito à banda e aos outros fãs.”
+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores discos do Iron Maiden, segundo crítico da Rolling Stone
O manager, por fim, reforçou o apelo:
“Gostaríamos muito que vocês estivessem ‘no momento’ e se envolvessem ativamente para curtir cada uma dessas músicas clássicas no espírito e na maneira como foram tocadas pela primeira vez. Este show não é apenas uma celebração da nossa música; é, como vocês verão, também sobre nossos anos de arte, sobre o Eddie e sobre os muitos, muitos mundos do Maiden que criamos para vocês. Então, por favor, respeitem a banda, respeitem os outros fãs e divirtam-se muito juntando-se à família Maiden cantando com o coração, em vez de pegar o celular!! Não é pedir muito, né?”
Ver essa foto no Instagram
Vale destacar que existem raros exemplos de artistas e bandas que buscam proibir o uso de celulares em suas apresentações. Bob Dylan, King Crimson, Jack White e, mais recentemente, Ghost, pertencem a esta lista por terem adotado recursos diversos visando tal objetivo. O caso do Iron Maiden não representa uma proibição, apenas uma orientação à plateia.
Iron Maiden e Run for Your Lives
O Iron Maiden levará sua próxima turnê de 50 anos, Run for Your Lives, à Europa. Há shows agendados no Velho Continente entre os meses de maio e agosto.
A expectativa é que, em 2026, o itinerário seja expandido para outros continentes — incluindo o Brasil, país que o vocalista Bruce Dickinson visita com sua carreira solo em 7 de setembro, para apresentação no festival paulistano The Town.
Com repertório focado nos nove álbuns iniciais — a estreia de 1980 até Fear of the Dark (1992) —, a vindoura excursão marca ainda a primeira ocasião em décadas em que o Maiden se apresentará sem Nicko McBrain. O baterista, membro desde 1982, se afastou das atividades na estrada e será substituído por Simon Dawson (British Lion, The Outfield etc).
Confira abaixo a agenda do Iron Maiden para 2025:
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
- * = Abertura do Halestorm
- ^ = Abertura do The Raven Age
- ** = Abertura do Avatar
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores discos do Iron Maiden, segundo crítico da Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram