NÃO VEM AÍ

O indício mais forte de que não haverá álbum do Iron Maiden tão cedo

Banda está no meio de uma turnê comemorativa dos 50 anos de carreira, mas há pausas na agenda que permitiriam gravar um disco — saiba por que isso não ocorre

Pedro Hollanda (@phollanda21)

Bruce Dickinson em show do Iron Maiden em junho de 2025
Bruce Dickinson em show do Iron Maiden em junho de 2025 - Foto: Jo Hale/Redferns

O Iron Maiden não lança um álbum de estúdio inédito desde Senjutsu (2021) e parece que seu sucessor ainda vai demorar para sair do papel. O maior indício vem de Bruce Dickinson.

O vocalista está no meio da produção de seu novo álbum solo. As gravações ocorrem no Studio 606, de Dave Grohl, na California. A informação vem do cantor Jeff Scott Soto, que postou uma foto com o colega de profissão em seu perfil no Instagram e contou sobre o encontro.

Ele disse:

“Cheguei ao estúdio do Dave Grohl justamente quando o Bruce estava fazendo os vocais finais de seu novo álbum. Ele terminou e saiu para bater um papo/trocar uma ideia, mas então me perguntou se eu queria ouvir algumas das músicas… humm, SIM!! Preciso dizer que além dele estar ainda no topo de sua forma vocal, as canções, performances e a vibe geral que pude captar de tudo foi muito impressionante. Acho que esse será um dos trabalhos mais fortes dele fora do Iron Maiden.”

Marcelo Barbosa, guitarrista do Angra, também publicou um registro ao lado de Dickinson. Veja a seguir.

Ainda sem data de lançamento, o novo álbum será o sucessor de The Mandrake Project (2024), primeiro disco solo de Dickinson em quase 20 anos. O cantor afirmou em entrevista de agosto ao programa de rádio Trunk Nation with Eddie Trunk (via Blabbermouth) que as gravações do novo trabalho estavam marcadas para janeiro deste ano.

Sem planos para Iron Maiden em estúdio

Quanto ao Iron Maiden, ao menos no que diz respeito a estúdio, a banda está num estado de esperar para ver. Segundo uma entrevista de outubro à Metal Hammer, Bruce Dickinson disse que levantou a ideia de um novo álbum para Steve Harris, especialmente para aproveitar a entrada do baterista Simon Dawson, substituto de Nicko McBrain após este ser forçado a se aposentar por questões de saúde.

Entretanto, o baixista não demonstrou interesse na ideia. Na mesma entrevista, o músico explicou sua posição:

“Não sei, essa é a resposta para isso. Compor é estressante. Eu me tranco e me torturo por algumas semanas. Não diria que é traumático, mas dá um trabalho danado.”

Enquanto isso, a Run for Your Lives Tour, que comemora os 50 anos de carreira do Iron Maiden, irá passar pelo Brasil em 2026. Serão dois shows em São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 25 e 27 de outubro. Há ingressos disponíveis via Livepass.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden acabaria se Nicko McBrain seguisse na banda, diz Adrian Smith
+++ LEIA MAIS: Polícia faz operação ‘Fear of the Pix’ contra ingressos falsos para show do Iron Maiden
+++ LEIA MAIS: A resposta de Bruce Dickinson a quem pensa que ele não consegue tocar guitarra

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: bruce dickinson, Iron Maiden, jeff scott soto, Steve Harris