No álbum 72 Season, James Hetfield revelou que teve muita colaboração de todos integrantes do Metallica
72 Seasons, lançado no dia 14 de abril de 2023, é o décimo primeiro álbum de estúdio de Metallica, uma das maiores bandas de rock estadunidense, e contou com uma grande evolução em relação aos outros trabalhos do grupo: os vocais de .
Durante entrevista ao podcast Metal Ambassador, da rádio Sirius XM, falou bastante sobre o novo álbum da banda. "Eu sei, 42 anos [de carreira] e este é apenas o nosso 11º álbum. Isso mostra que colocamos muito tempo e nos preocupamos com o que fazemos, não tentando pensar demais em tudo, apenas deixamos fluir," afirmou o artista. "Então, quando você começa nesse processo criativo, é como: 'Precisa ser melhor…'"
+++LEIA MAIS: Metallica: há 40 anos, Dave Mustaine era expulso da banda
"E as músicas podem ficar um pouco complicadas aqui e ali, mas é realmente sobre o riff; a simplicidade do riff," continuou Hetfield. "Então, sim, definitivamente tem o Sabbath lá. E vocalmente, tentando evoluir também, sem perder o grunhido na cara. Então, acho que consegui um bom equilíbrio nisso, com a ajuda de todos os outros da equipe."
É muito interessante quando tento fazer algumas coisas vocais; algo único, mais vulnerável, [e] todo mundo meio que dá um passo para trás: 'Eita, o que está acontecendo aqui?' Respondo: 'Relaxem pessoal, eu sei o que faço de melhor, mas também quero evoluir como cantor.' Então, há muito dar e receber lá, o mesmo que acontece com a habilidade de todos
Além disso, James Hetfield celebrou o grande trabalho em equipe que Metallica precisou fazer para dar vida ao 72 Seasons: "O baixo - Robert [Trujillo] fez um trabalho fantástico. Acho que, pelo menos na minha vida pessoal, a inclusão de outros - realmente era Lars [Ulrich] e eu [no passado], apenas passando as fitas de riffs. Mas envolver os caras desde o primeiro dia, no estúdio, no processo de composição, ajudou muito com a vibe deste álbum.