Com bastante sucesso no Brasil, cantor paulista planeja êxito fora do país, mas quer fazer tudo com a maior cautela possível
Publicado em 08/08/2024, às 09h38
Jão realizou uma das turnês mais bem-sucedidas do Brasil nos últimos tempos. Em 16 datas, todas elas em estádios e locais com grande capacidade de público, 11 delas tiveram todos os ingressos esgotados. Em alta, o cantor agora mira uma possível carreira internacional — e tem conversado com Anitta, mais experiente no assunto, sobre seus próximos passos.
Atração da edição mais recente do Rock in Rio Lisboa, o artista conversou com o jornal O Globo a respeito da nova empreitada. Ele contou que tem mantido contato com a colega de profissão, mais estabelecida no exterior, a respeito da possibilidade de sair do país e cantar em outros idiomas.
O músico disse:
Falo sempre com Anitta. Mas não gosto muito do termo ‘carreira internacional’. Minha carreira é uma só, e se em algum momento eu tiver vontade de cantar em espanhol e em inglês vai rolar. E, sim, é o que eu quero muito fazer. Sonho muito com isso. Acho que artistas de todos os lugares não deixam de pensar em modos de extrapolar seu país. E eu não sinto nenhuma vergonha de dizer que quero cantar e fazer sucesso fora.”
Apesar da turnê recente ter sido um sucesso, Jão procura manter os pés no chão. Porém, o cantor revela que conversas já estão acontecendo também com produtores americanos e outras pessoas do business.
Faço tudo com muita parcimônia. Viajo bastante, encontro muito com produtores dos Estados Unidos e tenho contato com esse meio. Então, é um processo de pesquisa. Está rolando. Mas não quero dar nenhum passo maior do que a minha perna.”
Com quatro álbuns de estúdio lançados, Jão vive seu maior momento na carreira com a SuperTurnê, que divulga o disco Super, de 2023. No mesmo ano, o artista lançou “Pilantra”, single em colaboração com a já mencionada Anitta.
A cantora tem bagagem para dar conselhos nesse sentido. Desde 2017, ela colaborou com vários artistas internacionais, como a australiana Iggy Azalea, os americanos do Major Lazer, o DJ sueco Alesso, o colombiano J Balvin e o grupo Black Eyed Peas, entre outros. Também fez uma participação no álbum Madame X (2019), de Madonna.
Jão e Anitta não são os primeiros artistas brasileiros a tentarem focar em uma carreira que os tornasse conhecidos também fora do Brasil. Desde os tempos de Carmen Miranda, sucesso absoluto nos Estados Unidos, muitos têm seguido por esse caminho, seja na música — com destaque a nomes como Sérgio Mendes, João Gilberto, Astrud Gilberto, Eumir Deodato, Tom Jobim, entre outros —, no cinema ou em outras áreas.
Um exemplo mais recente é a banda Cansei de Ser Sexy, conhecida fora do Brasil por CSS, para facilitar a pronúncia. O sucesso começou em 2009, quando músicas do grupo foram incluídas em games como FIFA 09 e The Sims 2, além de campanhas publicitárias, como uma da Apple, e até em um programa de TV apresentado por Paris Hilton.
Músicos brasileiros também são muito reconhecidos internacionalmente no meio do heavy metal, com bandas como Angra e Sepultura, que têm uma grande base de fãs em outros continentes. No cinema, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Morena Baccarin e outros nomes chegaram ao estrelato na esteira de Sônia Braga, famosa em Hollywood desde os anos 80 e colaboradora de nomes como Clint Eastwood, Julia Roberts e Owen Wilson.
Colaborou: André Luiz Fernandes.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.