MICHELLE ZAUNER

Japanese Breakfast anuncia novo álbum 'para morenas melancólicas' e turnê

'For Melancholy Brunettes (& sad women)' será o primeiro lançamento da banda após viagem de Michelle Zauner à Coreia do Sul

Heloísa Lisboa (@helocoptero)

Publicado em 07/01/2025, às 15h20
Japanese Breakfast (Foto: Reprodução/Instagram)
Japanese Breakfast (Foto: Reprodução/Instagram)

Japanese Breakfast anunciou nesta terça-feira, 7, seu novo álbum: For Melancholy Brunettes (& sad women).

O primeiro disco de inéditas da banda em quatro anos será lançado no dia 21 de março, poucos dias antes de Michelle Zauner, frontwoman do grupo, completar 36 anos. 

Para divulgar o projeto, Japanese Breakfast lançou o primeiro single. "Orlando In Love" — que remete à canção "Orlando Innamorato", de John Cheever — já está disponível nas plataformas de streaming. Ouça abaixo:

For Melancholy Brunettes (& sad women) foi produzido por Blake Mills e, segundo Zauner, inspirado pela "situação de Ícaro e outros condenados semelhantes", em que personagens passam por "ciclos de tentação, transgressão e retribuição" (via Stereogum). Saiba qual será a tracklist:

01 “Here Is Someone”
02 “Orlando In Love”
03 “Honey Water”
04 “Mega Circuit
05 “Little Girl”
06 “Leda”
07 “Picture Window”
08 “Men In Bars” (Feat. Jeff Bridges)
09 “Winter In LA”
10 “Magic Mountain”

Ano (não tão) sabático na Coreia do Sul

Michelle Zauner ganhou notoriedade ao lançar Aos Prantos no Mercado (2022), um livro de memórias em que explora o relacionamento com a mãe falecida, ressaltando a associação entre comida e afeto e oferecendo vislumbres sobre o início de sua carreira musical. 

Para se conectar ainda mais com suas raízes, a cantora — filha de mãe sul-coreana e pai estadunidense — anunciou ainda em 2022 que dedicaria um ano a uma visita à Coreia do Sul. Em 2024, ela viajou ao país acompanhada pelo marido e parceiro de banda Peter Bradley

No Instagram, Zauner mostrou seu cotidiano aprendendo a língua coreana e fazendo shows em locações modestas. 

Japanese Breakfast passou pelo Brasil em 2022, quando foi incluída no line-up do Primavera Sound São Paulo. No dia anterior à apresentação no festival, Zauner esteve na Casa do Povo, em São Paulo, para divulgar seu livro e conversar com fãs.

Turnê

O ano não tão sabático de Michelle Zauner parece ter chegado ao fim. Além do novo álbum, Japanese Breakfast já tem datas marcadas para a próxima turnê. O Brasil ainda não aparece no roteiro da banda.

A agenda de shows tem início em abril, nos Estados Unidos, e termina em setembro, após uma passagem pela Europa.