Jerry Cantrell já sondou James Hetfield para projeto em parceria
Guitarrista do Alice in Chains “meio que conversou” com frontman do Metallica sobre compor juntos; músicos dividiram o palco várias vezes
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 07/01/2025, às 13h15São diversos os episódios que mostram a conexão entre Metallica e Alice in Chains. A primeira banda marcou presença no público que assistia à gravação do MTV Unplugged da segunda, em 1996. Dois anos depois, o guitarrista Jerry Cantrell tocou em uma versão de “Tuesday’s Gone” (Lynyrd Skynyrd) gravada pelo grupo de thrash metal no álbum de covers Garage Inc.
As colaborações em cima do palco também são variadas. Cantrell já participou de shows do Metallica em ocasiões como nos anos de 1994, 1998 e 2011 — nesta última, quando a banda celebrou seus 30 anos em uma série de apresentações na cidade natal de San Francisco. O integrante do Alice in Chains até mesmo esteve ao lado de James Hetfield durante uma rara performance solo do frontman, no evento beneficente Acoustic 4 a Cure, em 2014.
Por sua vez, Hetfield fez uma também rara participação em um show do Alice in Chains em 2006. Na ocasião, cantou “Would?” no festival Rock am Ring, em 2006.
Com tantas parcerias, por que não montar um projeto juntos? Cantrell ouviu essa pergunta durante uma entrevista à Metal Hammer — e, em resposta, confessou ter discutido a possibilidade com Hetfield. Ele afirma (via site Igor Miranda):
“James e eu já falamos sobre isso… meio que falamos. Nunca tivemos uma conversa formal, mas toquei com ele na casa de Kirk [Hammett, guitarrista do Metallica]. Até passei algumas noites na casa dele com guitarras na cozinha e na varanda. É algo que eu ficaria realmente curioso, mesmo que fosse apenas compor uma música com ele.”
Só há um problema: o Metallica ocupa bastante o tempo de James. Jerry comenta:
"Se isso se transformaria em algo mais do que isso… ele tem um trabalho formal bem exigente. Ha ha! Então eu entenderia se isso nunca acontecesse.”
O que faz James Hetfield ser tão incrível, segundo Jerry Cantrell
Além de amigo, Jerry Cantrell é um grande fã de James Hetfield. Em outra entrevista ao mesmo veículo de comunicação, o guitarrista do Alice in Chains destacou o colega do Metallica como um dos maiores vocalistas de rock/metal da história.
Explicou, ainda, o que o faz ser tão incrível. Ele disse:
“O que torna James um grande vocalista é sua presença física. Ninguém mais comanda o mesmo tipo de respeito e atenção sem que seja egoísta ou egocêntrico. Com ele, é tudo sobre a música; tudo sobre a diversão, a celebração e a conexão com os fãs. E isso para mim é realmente inspirador. Especialmente porque ele faz isso há tanto tempo e está no auge há tanto tempo, mas continua a buscar um significado mais profundo.”
Metallica e Alice in Chains — ou melhor, Jerry Cantrell — em 2025
O Metallica segue ocupado em 2025 com sua turnê M72, que leva dois shows com repertórios diferentes para uma mesma cidade. Entre abril e junho, a banda rodará pela América do Norte. Em novembro, é a vez da Oceania. Há rumores de que o grupo virá para a América do Sul entre este ano e o próximo, mas não há confirmação oficial.
Por sua vez, o Alice in Chains tem apenas três shows confirmados para 2025, todos em maio e apenas em festivais. Jerry Cantrell aproveita esse tempo para realizar uma turnê solo, promovendo o álbum I Want Blood. Após ter passado até mesmo pelo Brasil no último mês de novembro, o guitarrista gira a América do Norte entre janeiro e março, indo para a Europa em junho.
+++ LEIA MAIS: A entrevista de Jerry Cantrell para a Rolling Stone Brasil
+++ LEIA MAIS: A banda grunge que Ozzy Osbourne já admitiu adorar
+++ LEIA MAIS: Por que Jerry Cantrell (Alice in Chains) fala tanto sobre morte nas músicas
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram