A história de quando Jimi Hendrix abriu show de Jimmy Cliff
Artistas acabaram por formar uma amizade próxima na década de 1960, no período em que ainda não haviam atingido o estrelato
Pedro Hollanda
Quando se fala sobre a história da música pop, muitas vezes não é levado em consideração como vários artistas pouco associados de imediato estiveram ativos na mesma época. Isso levanta a possibilidade de eles se conhecerem ou até ter dividido um palco. Esse é o caso de Jimi Hendrix e Jimmy Cliff.
Em entrevista de 2012 ao site Reggaeville, o cantor jamaicano lembrou quando conheceu o guitarrista americano no Reino Unido, em algum período da década de 1960. Ambos ainda estavam nos primórdios da carreira e tentando se estabelecer.
Cliff contou:
“Eu costumava tocar nas boates. Acho que estava tocando em Nottingham. Uma semana antes do show, me perguntaram: ‘Sabe que tem esse novo guitarrista… tudo bem se ele abrir seu show?’.”

Jimmy não se importou com o pedido e aceitou. Eis que, no dia, Jimi Hendrix chegou para falar com ele. E o guitarrista demonstrou muita humildade:
“Eu tinha finalizado o meu primeiro set. Quando saí do palco ele veio até mim e falou: ‘Qual o nome da sua banda, cara?’. Eu respondi que era Jimmy Cliff and the Shakedown Sounds. Ele disse: ‘Caaaaara… você canta muito! Eu não consigo cantar. Só toco guitarra’. (risos) Ele não tinha muita confiança na voz, aparentemente! Mas ele destruiu o lugar quando chegou a hora dele tocar.”
Jimi Hendrix e Jimmy Cliff
A partir daquele momento, surgiu uma amizade. Os dois sempre faziam questão de se encontrar pelas estradas do Reino Unido para botar a conversa em dia. Jimmy Cliff ainda disse que Jimi Hendrix era uma das pessoas mais gentis possíveis.
O americano estourou primeiro e tornou-se um dos músicos mais conhecidos da história do rock. Infelizmente, sua carreira foi curta: Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, aos 27 anos, vítima de asfixia acidental.
Cliff, por sua vez, finalmente se tornou uma estrela mundial após estrelar o filme The Harder They Come (1972), que o cimentou como uma lenda da música jamaicana. O cantor teve vários auges em uma carreira de sete décadas, antes de falecer na última segunda-feira, 27, aos 81 anos.
+++ LEIA MAIS: Morre o cantor jamaicano Jimmy Cliff aos 81 anos
+++ LEIA MAIS: Jimmy Cliff: 10 músicas essenciais, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: O ícone punk que ajudou Jimmy Cliff a ter um novo auge na carreira