O inesperado elogio que Jimmy Page fez ao Brasil em suas redes sociais
Guitarrista do Led Zeppelin morou no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 — e esteve no Brasil para assistir a um show do Iron Maiden em 2001
Igor Miranda (@igormirandasite)
É de conhecimento público que Jimmy Page morou no Brasil entre as décadas de 1990 e 2000. Um dos episódios mais curiosos deste vínculo se deu em 19 de janeiro de 2001, quando o guitarrista do Led Zeppelin compareceu ao Rock in Rio para assistir a um show do Iron Maiden — do qual, originalmente, participaria.
A situação foi relembrada por Page em publicação nas redes sociais. O artista recordou a ocasião por ter completado 25 anos da apresentação mencionada.
Em seu post, Jimmy não cita o convite para tocar com o Maiden na ocasião. Entretanto, ele revela algumas informações e bastidores — e faz um grande elogio ao público brasileiro.
Inicialmente, ele declarou:
“Neste dia [19 de janeiro] em 2001, assisti ao show do Iron Maiden no Rock in Rio. Por estar no Brasil, pude aceitar um convite para assistir à banda. Rob Halford, do Judas Priest, gentilmente me deu uma carona no helicóptero e aqui está uma foto minha nos bastidores tocando uma guitarra que me parece ter sido assinada e destinada à caridade.”
Abordando especificamente a plateia brasileira, Page complementou:
“O Iron Maiden filmou esse show com uma de suas melhores plateias em todo o mundo. Sempre memorável, o Rock in Rio — os brasileiros sabem como curtir mesmo em uma festa pequena, imagine então como são em um grande festival.”
Curiosamente, o Led Zeppelin de Jimmy Page nunca se apresentou no Brasil. A única ocasião em que o guitarrista subiu em um palco nacional se deu nas edições paulistana e carioca do festival Hollywood Rock, em 1996, ao lado do vocalista Robert Plant, no projeto Page & Plant.
Ver essa foto no Instagram
Jimmy Page e Iron Maiden no Rock in Rio
Parece história de um universo paralelo, mas o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, faria uma participação especial no show que o Iron Maiden realizou no festival Rock in Rio 2001. A apresentação, inclusive, chegou a ser gravada e lançada mundialmente no álbum e vídeo ao vivo Rock in Rio (2002), mas Page não subiu ao palco para sua anunciada colaboração.
A história é abordada no livro Jimmy Page no Brasil, do jornalista e escritor Leandro Souto Maior. Em entrevista ao site Igor Miranda, o biógrafo relembra: às vésperas do evento, Page concedeu uma entrevista coletiva ao lado do Maiden. Na ocasião, além de prometer que iria subir ao palco para tocar com eles — algo reproduzido pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil —, o músico envolveu a banda em um projeto beneficente de uma ONG apoiada por Nathalie Dufresne-Smith, esposa de Adrian Smith, guitarrista do Maiden.
O problema é que, no fim, Jimmy não subiu ao palco. A explicação foi dada pelo próprio guitarrista, no dia seguinte: dores nas costas. O escritor afirma:
“Na época, realmente, ele sofria de dores nas costas, muito provavelmente por carregar sua pesadíssima Gibson Les Paul abaixo do joelho. Então, ele falou que sabia que se subisse ao palco, acabaria pulando e curtindo, o que poderia causar uma lesão séria.”
+++ LEIA MAIS: O integrante do Pink Floyd adorado por Jimmy Page e ignorado por muitos
+++ LEIA MAIS: O elemento que faltava no rock antes do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
+++ LEIA MAIS: O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page define como “perfeito”
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram