Muito além do rock, João Rock tem forte ligação com rap, Música Popular Brasileira (MPB), reggae e mais
Pela vigésima vez em Ribeirão Preto, aconteceu o João Rock, um dos maiores festivais que acontecem em solo brasileiro, no último sábado, 3 de junho de 2023. O evento criado por Marcelo Rocci e Luit Marques é uma grande celebração da música nacional, com bastante força no rock e rap.
Muito mudou de 2002, ano de estreia do evento, até 2023. João Rock deixou de ser no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos-Comercial F.C e mudou para Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, onde ocupa praticamente todo espaço, passou a ter múltiplos palcos e dezenas de atrações por ano, sejam elas veteranas na indústria, novatos e até mesmo apostas.
+++LEIA MAIS: João Rock: Conheça os responsáveis pelo festival de Ribeirão Preto
No já lendário Palco João Rock, que para a música em nenhum momento (são shows sem intervalo de espera), foram 11 atrações: Batalha da Aldeia + Orgânico, Lane (banda que venceu concurdo do festival), Gilsons, Capital Inicial, Pitty (que celebra 20 anos de Admirável Chip Novo em 2023), Ira! (presente no primeiro João Rock), BaianaSystem (que precisou remarcar show de 2022 neste ano por problemas de saúde), CPM22 (também esteve na primeira edição), Emicida + convidados, Planet Hemp e L7nnon e Filipe Ret + convidados.
O palco principal é a grande união da força que o João Rock tem tanto com rock quanto com rap, e nenhuma apresentação deixou a desejar, com boa parte do público sempre muito animado com cada artista que passou pelo Palco João Rock.
+++LEIA MAIS: João Rock 2023: Marina Sena celebra festival; 'patrimônio imaterial brasileiro'
Sempre com temas relevantes e pertinentes, o Palco Brasil teve, em 2023, o tema Lendas Vol. 1, que trouxe muito orgulho de ser brasileiro! Os artistas que tocaram no palco eram "apenas" Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil. Passando pelas icônicas carreiras, cada cantor trouxe própria autenticidade nas respectivas apresentações, com destaque para Gil, que começou o show às 23h30 (horário de Brasília) e foi acabar por volta da 1h da madrugada.
Também um palco muito interessante, Fortalecendo a Cena teve muito foco em rap em 2023, com Hyperanhas, Borges, Major RD e Don L. Porém, o grande destaque vai para as gêmeas Tasha & Tracie, rappers que ganham cada vez mais destaque na cena, com carisma e discurso racial e social sempre muito fortes.
+++LEIA MAIS: João Rock 2023: Ira! celebra 20 anos: 'O festival mais importante do Brasil'
Por último, mas não menos importante, tivemos o estreante Palco Aquarela, com um line-up formado completamente por artistas femininas. Começou com Majur e passou por Marina Sena (uma das mais esperadas do João Rock 2023), Flora Matos e Ana Carolina cantando Cássia Eller. Uma das apresentações que mais emocionou foi Manu Gavassi cantando Fruto Proibido, álbum de Rita Lee lançado em junho de 1975 - e hits como "Ovelha negra" não ficaram fora do setlist.
Em mais um ano, com mais um João Rock finalizado, podemos dizer que o evento continua na prateleira mais alta dos festivais brasileiros. Porém, ele é muito diferente, porque, mesmo sem artistas estrangeiros no line-up, consegue fazer uma grande festa e celebração com uma sequência só de artistas bons, brasileiros!", como diria Nasi, vocalista do Ira!.
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: João Rock terá uma exposição especial aos 20 anos do festival
*Repórter viajou para Ribeirão Preto a convite do festival