Morrissey afirmou que o ex-parceiro de banda ignorou oferta para reunião do The Smiths e ainda registrou o nome da banda sozinho
Johnny Marr se pronunciou sobre as declarações recentes feitas por Morrissey sobre o The Smiths. Fãs da banda pediram uma reunião após a reconciliação dos irmãos Gallagher, que anunciaram turnê do Oasis para 2025. Então, Morrissey afirmou, em publicação no seu site, que uma oferta para o retorno do The Smiths foi feita, mas Marr a ignorou:
Em junho de 2024, o AEG Entertainment Group fez uma oferta lucrativa tanto para Morrissey quanto para Marr para uma turnê mundial como The Smiths ao longo de 2025. Morrissey disse sim à oferta; Marr ignorou a oferta. Morrissey realizará uma turnê em grande parte esgotada pelos EUA em novembro. Marr continua a fazer turnês como convidado especial do New Order.
Na segunda-feira, 16, o cantor voltou a citar Marr em seu blog e escreveu:
J Marr solicitou com sucesso 100% dos direitos de marca registrada / propriedade intelectual do nome The Smiths. Sua solicitação foi aceita com base nos juramentos ou proclamações que ele apresentou. Esta ação foi realizada sem qualquer consulta a Morrissey e sem permitir que Morrissey tivesse a oportunidade padrão de 'objeção'. Entre muitas outras coisas, isso significa que Marr agora pode fazer turnês como The Smiths usando o vocalista de sua escolha, e também proíbe Morrissey de usar o nome, além de privá-lo de uma considerável fonte de sustento financeiro.
Morrissey, sozinho, criou o nome da banda 'The Smiths' em maio de 1982.
Nesta terça-feira, 17, Marr se pronunciou por meio de publicação no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Uma declaração dos agentes de Johnny Marr:
Declarações recentes feitas por Morrissey em seu site sobre a marca registrada do The Smiths estão incorretas.
Aqui estão os fatos:
Em 2018, após a tentativa de um terceiro de usar o nome do The Smiths — e ao descobrir que a marca não era da banda —, Marr entrou em contato com Morrissey, por meio de seus representantes, para trabalharem juntos para proteger o nome do The Smiths.
Uma falha para resposta levou Marr a registrar a marca sozinho. Em seguida, foi acordado com os advogados de Morrissey que a marca foi registrada para benefício mútuo de Morrissey e Marr.
Como um gesto de boa vontade, em janeiro de 2024, Marr assinou um acordo de compropriedade de bens com Morrissey. A execução deste documento ainda precisa da assinatura de Morrissey.
No que diz respeito à marca e para responder notícias recentes de que Marr ignorou a oferta de um promotor para fazer turnê como The Smiths, Marr disse:
'Para impedir que terceiros lucrem com o nome da banda, o legado foi deixado a mim para protegê-lo. O que fiz foi para o meu e o benefício de meus ex-parceiros de banda.
Sobre a oferta de turnê, eu não a ignorei — eu disse não.
Além disso, especulações sobre Johnny Marr fazer turnê como The Smiths com um cantor diferente não são verdadeiras. Não há planos para isso.
Johnny Marr também confirma que rejeitou uma sugestão para fazer uma compilação de grandes sucessos da Warner Music Group, dado o número já existente.