Kanye West diz que teve ideia de camiseta com suástica há ‘mais de oito anos’
O rapper voltou a fazer uma série de tuítes contra judeus e falou sobre a criação de produto polêmico
Redação
Kanye West afirmou que a camiseta com suástica oferecida no site oficial de sua marca, a Yeezy, foi resultado de uma ideia que nasceu “há mais de oito anos.”
Ele voltou a atacar judeus em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira, 17, e ainda falou sobre o produto polêmico. “Ninguém parece querer produzir minha camisetinha,” escreveu o rapper, cuja conta na rede social voltou a ser desativada.
Ele acrescentou: “Lembro-me de ir ao Japão e ficar chocado ao ver o que é conhecido como a suástica em roupas. Parecia ilegal até mesmo olhar para ela. Foi assim que fui programado. Depois descobri que a suástica tinha muitos significados diferentes e muitos nomes diferentes.”
O que aconteceu
Kanye West veiculou um comercial um tanto quanto inusitado durante os intervalos do Super Bowl 2025 (ou Super Bowl LIX).
Em um vídeo gravado pelo celular com duração de aproximadamente 30 segundos, o rapper de 47 anos aparece deitado em uma cadeira odontológica e de óculos escuros e diz que ficou sem muita verba para a produção da propaganda, que chama o espectador para o site da marca Yeezy.
“Gastei todo o dinheiro do comercial nesses dentes novos, então, mais uma vez, tive que filmar no iPhone,” afirmou West na propaganda, que apareceu nos breaks da final da National Football League (NFL), que aconteceu entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs. Os Eagles venceram a aguardada partida por 40 a 22.
O site foi retirado do ar após dias com camisetas estampadas com uma suástica à venda. Dias antes, o rapper fez uma série de publicações no Twitter atacando judeus, reiterando que não tem amigos e até mesmo se declarando nazista.
KANYE’S SUPERBOWL AD (2025)
“I spent all the money for the commercial on these new teeth so, once again, I had to shoot it on the iPhone” pic.twitter.com/94BSvfxgu0
— Kurrco (@Kurrco) February 10, 2025