Kate Bush, Damon Albarn e mais de 1.000 artistas lançam álbum silencioso contra leis de IA
Faixas do disco, intitulado Is This What We Want?, formam a frase 'governo britânico não deve legalizar roubo de música para beneficiar empresas de IA'
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 25/02/2025, às 15h21 - Atualizado às 17h15
Para protestar contra mudanças planejadas nas leis de direitos autorais de Inteligência Artificial (IA) planejadas pelo governo do Reino Unido, Kate Bush, integrantes do Radiohead, Damon Albarn (Blur, Gorillaz), Bastille, Jamiroquai, Billy Ocean, Riz Ahmed, Hans Zimmer e mais de mil artistas lançaram o disco silencioso Is This What We Want? nesta terça, 25.
Segundo informações da BBC, Bush se pronunciou sobre o assunto e reiterou: "Na música do futuro, nossas vozes não serão ouvidas?" Além disso, foi divulgado que todos os lucros do álbum em questão serão doados para a instituição de caridade Help Musicians.
Já as gravações do disco foram realizadas em estúdios e espaços de apresentação vazios. A junção dos títulos das faixas forma a frase "o governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA".
Em comunicado, representante do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) explicou como o atual governo do Reino Unido "impede as indústrias criativas, a mídia e o setor de IA de realizarem seu potencial total". Para a instituição, as ditas mudanças supostamente "protegem os interesses dos desenvolvedores de IA e dos detentores de direitos [para] entregar uma solução que permita que ambos prosperem".
O que seriam as mudanças nas leis de direitos autorais no Reino Unido?
O governo do Reino Unido quer facilitar o desenvolvimento e treinamento de plataformas de inteligência artificial ao usar trabalhos protegidos por direitos autorais. Ou seja, essas empresas não precisariam de licença ou permissão para utilizar determinada música.
Além disso, caso as mudanças sejam aprovadas, as empresas de IA poderiam usar material online sem respeitar direitos autorais, mas apenas se for para "mineração de texto ou dados". Isso seria permitido a menos que os detentores dos direitos optassem por “opt-out”.
Abaixo, confira o álbum silencioso Is This What We Want?
+++LEIA MAIS: Peter Hook sobre Inteligência Artificial na arte: 'Toda música escrita por IA é uma me***'
+++LEIA MAIS: Donald Trump usa IA para sugerir que Taylor Swift e fãs são apoiadores
+++LEIA MAIS: Guillermo del Toro opina sobre IA: 'Pode criar imagens semi-atraentes'
+++LEIA MAIS: Como inteligência artificial ajudou os Beatles a ganhar Grammy de rock
+++LEIA MAIS: Inteligência Artificial na Música: debate na SIM São Paulo discute impacto e desafios da tecnologia