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Música / ENTREVISTA

Kate Nash fala sobre uso de OnlyFans para financiar turnê e chamar atenção da indústria de shows

'Não deixem que este capitalismo em fase avançada destrua a única coisa em que todos concordamos: gostamos de ir a um show', diz a cantora e compositora britânica

Rachel Brodski, Rolling Stone EUA Publicado em 19/12/2024, às 14h48

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Kate Nash (Foto: Andrew Benge/Redferns)
Kate Nash (Foto: Andrew Benge/Redferns)

Em 2007, Kate Nash lançou um hit sobre um relacionamento gradualmente decadente. Até 21 de novembro deste ano, a letra de “Foundations” poderia muito bem ter descrito a desgastada ligação da cantora pop com a indústria de shows, cujos altos custos de produção a estavam literalmente colocando em dívida. Então Nash teve uma ideia brilhante: por que não financiar uma turnê vendendo fotos de sua bunda nua no OnlyFans em uma campanha chamada “Butts for Tour Buses”?

Se você está se sentindo mal por Nash, não faça isso. Por um lado, a cantora e compositora de 37 anos, que estourou há uma década e meia com seu álbum de estreia no topo das paradas do Reino Unido, Made of Bricks (2007), tem um autoproclamado “grande traseiro” que “recebe muitos elogios.” Ao cobrar US$ 9,99 por mês no OnlyFans, ela financiou mais do que confortavelmente sua turnê 9 Sad Symphonies no Reino Unido/Europa: ela disse à Rolling Stone que seus problemas financeiros foram “resolvidos em sete dias”.

Nash ganhou muito com OnlyFans em tão pouco tempo; na verdade, ela está atualmente sonhando com projetos futuros que possa financiar com sua bunda. “É muito emocionante, meu empreendimento”, ela brinca. “Preciso conseguir um nome [corporativo]. Preciso obter ‘Butts for Tour Buses’ em um cartão de crédito.”

Para ser clara, Nash tem muitos fãs em plataformas de streaming (atualmente ela tem 977.663 ouvintes mensais no Spotify) e lota regularmente locais ao redor do mundo. Mas, como tantos músicos de carreira que lançam músicas e fazem turnês de forma consistente, Nash perde dinheiro a cada show ao vivo. Ela estima que cada apresentação lhe custe cerca de US$ 10 mil em produção, incluindo músicos de apoio, uma equipe de palco e, potencialmente, um engenheiro de som – componentes que ela não quer economizar e arriscar perder a qualidade do show. Juntamente com o aumento dos preços dinâmicos dos ingressos (que flutuam com base na procura), a estagnação dos salários por desempenho e o custo exorbitante das viagens, alojamento, alimentação e gasolina, Nash estava num poço de dívidas apenas por fazer o seu trabalho.

“Tenho uma carreira de muito sucesso”, Nash me disse no FaceTime. "Estou falando de [artistas] de carreira – bandas e artistas que não estão em estádios e arenas, mas têm milhares e milhões de fãs. Posso viajar pelo mundo. Mas não posso lucrar com essas viagens. Estou no vermelho. Estou perdendo dinheiro. O que me*** está acontecendo com isso?"

Em última análise, diz ela, os altos custos das turnês são uma questão trabalhista. “É o mesmo problema que está acontecendo com as pessoas em casa com o preço da gasolina e tudo subindo. São os mesmos milionários fazendo tudo uma me*** para todo mundo... eu poderia tocar em um local onde toquei há sete anos e receber a mesma quantia, mas o que estou pagando para fazer esse show acontecer aumentou.”

Nash tem em mente uma solução viável para a profunda desigualdade que aflige a indústria musical. Como Nash estabelece, se £ 1 de cada ingresso de estádio e arena vendido pudesse ser desviado de volta para o que Music Venue Trust, organização de caridade com sede no Reino Unido, chama de “locais populares” (espaços com capacidade para 350 pessoas ou menos), isso acrescentaria cerca de £ 30 milhões por ano para espaços de performance de médio porte ou independentes, muitos dos quais estão atualmente sendo forçados a fechar.

Segundo a Music Business Worldwide e o Music Venue Trust, em 2023, uma média de dois locais de música ao vivo fecharam por semana no Reino Unido, totalizando cerca de 125 locais naquele ano. Não há números firmes de encerramentos disponíveis nos EUA, mas os especialistas do setor concordam que uma crise semelhante se aproxima.

“Eu pessoalmente valorizo ​​músicos e shows em todos os níveis, não apenas no mais alto nível. Os fãs também”, diz Nash. “Na França, há mais de 10 anos que é implementada uma taxa e os impostos rendem cerca de 30 milhões de euros por ano para apoiar a música [e] os músicos franceses. É simples; o resto de nós deveria seguir o modelo francês que já provou funcionar.”

Além de financiar sua turnê, entrar no OnlyFans online tem sido uma fonte de libertação pessoal – sem mencionar uma ferramenta útil de protesto. “Quero dizer, [veja] o que está acontecendo na po*** dos Estados Unidos”, Nash me disse. “É mais importante do que nunca que as mulheres tenham controle sobre seus malditos corpos, sejam capazes de fazer o que quiserem, sejam empoderadas e façam declarações poderosas sobre a sexualidade feminina.”

Desde que Nash lançou sua página OnlyFans, há um mês, ela alcançou a porcentagem superior de criadores de conteúdo do site e diz que gerou mais receita em uma semana do que em um mês em serviços de streaming de música. (OnlyFans paga aos criadores 80% de seus ganhos, em oposição ao Spotify que paga aos artistas US$ 0,003 e US$ 0,005 por stream.) Da mesma forma, seus seguidores no Instagram aumentaram 10 mil em uma semana, e ela deu entrevistas em todos os principais meios de comunicação do Reino Unido.

Porque é meio escandaloso, você sabe, o apelo sexual disso. Ninguém estaria falando comigo se eu apenas postasse um pôster da turnê e dissesse: 'Fazer turnês está realmente difícil agora, seu apoio significaria muito.'

Com ou sem a conversa da mídia, a campanha de Nash, sem dúvida, ganhou vida própria. Pouco mais de uma semana após lançar seu OnlyFans - e poucas horas antes de realizar um show com ingressos esgotados no KOKO em Londres - Nash se uniu à Save Our Scene UK para colocar um pôster gigante de sua bunda em um caminhão de bombeiros itinerante, que fez paradas nos escritórios de Londres da Live Nation e Spotify, e na Câmara dos Comuns do Reino Unido.

Nash diz que se sentiu inspirada pela ex-apresentadora do Top of the Pops, Gail Porter, que em 1999 teve uma sessão de fotos nuas projetada nas Casas do Parlamento sem seu consentimento, como um golpe publicitário para a pesquisa “Mulher Mais Sexy” da revista FHM. (Porter consentiu com a sessão de fotos, mas não com a projeção de sua imagem dessa forma.) “Ela estava muito gostosa na capa desta revista, mas não foi paga pela sessão. Ela foi explorada”, diz Nash. “Isso teve consequências ruins para ela… E eu pensei: 'Eu adoraria que minha bunda fosse projetada na Câmara dos Comuns.' [Eu pensei] que seria uma maneira legal de recuperar essa história.”

A cantora não foi capaz de projetar literalmente sua bunda nua no corpo legislativo do Reino Unido, mas colocá-la em um caminhão de bombeiros e navegar por Londres com uma tanga rosa certamente parece uma ótima alternativa. Ela ainda quer entrar na Câmara dos Comuns, entre outros lugares. “Quero um outdoor do meu OnlyFans na Times Square, onde sempre ficam os outdoors do Spotify”, diz.

Se tiver sucesso, Nash provavelmente poderá esperar uma onda de elogios e incentivo de outros músicos e fãs. “As pessoas estavam torcendo por mim nas ruas”, diz Nash sobre sua façanha no caminhão de bombeiros. “As pessoas se importam. Estamos todos cansados ​​de ouvir falar de milionários tentando estragar tudo. O capitalismo em estágio avançado está no ponto em que se você é um artista como eu, você deveria ser capaz de sair de uma turnê com lucro.”

Nash também não é a único artista pop no OnlyFans. Cada artigo discutindo sem fôlego a bunda de Nash também citou o nome da colega britânica Lily Allen, que tem uma conta OnlyFans dedicada a fotos de pés. (Menos discutido, mas ainda assim vale a pena mencionar: todos, de Kathleen Hanna a Courtney Love e Cardi B, fizeram danças exóticas no início das respectivas carreiras.)

Quando um seguidor de rede social criticou Allen, escrevendo: “Imagine ser uma das maiores estrelas/músicos pop da Europa e depois ser reduzido a isso”, a resposta de Allen refletiu os pontos de Nash sobre a indústria da música e do entretenimento: “Imagine ser um artista e ter quase 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify, mas ganhando mais dinheiro por ter mil pessoas assinando fotos dos seus pés. Não odeie o jogador, odeie o jogo.”

Apesar de toda a admiração dos meios de comunicação social, ainda existem detratores que consideram qualquer ato de venda do próprio corpo – mesmo consensual – como fundamentalmente opressivo. Em um artigo de opinião de 30 de novembro, The Independent perguntou: “Será que OnlyFans é realmente ‘empoderamento feminino’ – ou é prejudicial para as mulheres?” Em resposta às feministas que consideram repressivo o lucro com a nudez consensual e produzida eticamente, Nash argumenta: “Somos todos muito doutrinados. De qualquer forma, acho que somos todos bastante oprimidos sexualmente. Acho que nossas mentes são afetadas pelo cristianismo, e a religião se infiltra na história de ‘as mulheres não podem realmente ter prazer’”.

Ela continua: “Simplesmente não entendo a mentalidade de uma mulher que tenta falar por todas as mulheres. Como feminista, acho que o objetivo do feminismo é ‘você não pode me definir’. Isso me lembra a coisa do TERF [abreviação para feminista radical trans-excludente]. Pare de dizer às pessoas o que elas podem ou não ser. Você pode apoiar as trabalhadoras do sexo e combater a exploração dentro do trabalho sexual. Como feminista, é isso que você deveria fazer. Você deve capacitar as mulheres e depois ajudá-las quando elas são exploradas... Você pode gostar de sexo e não gostar de pornografia, mas por que tentaria ditar [se] a pornografia deveria ou não existir para as mulheres que querem assistir? É um argumento que não faz sentido para mim, e não faz muito sentido dentro do feminismo.”

Os legisladores do Reino Unido estão atualmente defendendo mudanças no espaço de música ao vivo, incluindo a proposta de taxa de ingressos para estádios. No início de dezembro, o governo do Reino Unido revelou um prazo para a indústria musical responder a essa proposta, com Chris Bryant (Ministro de Estado da Mídia, Turismo e Indústrias Criativas) escrevendo em uma carta: “Queremos ver uma taxa voluntária sobre ingressos para arenas e estádios entrarão em vigor o mais rápido possível para shows em 2025. Para cumprir esse cronograma, queremos ver um progresso tangível em toda a indústria musical até o primeiro trimestre de 2025.”

Enquanto isso, além de exibir um outdoor na Times Square (“Envie-me um e-mail”, diz ela a qualquer potencial investidor em cartazes), Nash está planejando pedir a Lisa Nandy, Secretária de Estado de Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido, para discutir a questão durante o chá e o bolo. “[Nandy] pode ser a pessoa mais importante na música em uma década no Reino Unido”, diz Nash. “Ela poderia nos levar a mudar a forma como as coisas são ao vivo e como as coisas são na música gravada para tornar as coisas mais éticas. Está nas mãos dela. Estou defendendo que ela seja a heroína, porque precisamos dela. Ela é nossa salvadora.”

Em última análise, a questão do fechamento de pequenos locais e da impossibilidade de apresentações de artistas indie e intermediários é algo que afeta todos os que amam música, independentemente do seu nível de renda. “Alguém me perguntou: ‘Qual é a pior coisa que pode acontecer?’ E minha piada é que, se as bandas não puderem pagar uma turnê, os locais não permanecerão abertos”, diz Nash. “Se todos eles fecharem, e nós [apenas] tivermos estádios e arenas, e apenas assistirmos a shows brilhantes por alguns anos, todo mundo vai começar a perder um pouco de vantagem. O que vamos trazer de volta malditos gladiadores, com alguns pobres matando uns aos outros em um estádio para rir.”

Ela ri. “Estou meio que brincando. Queremos assistir músicos de todos os níveis. E há uma maneira de consertar isso. Não deixe que esse capitalismo em estágio avançado destrua a única coisa com a qual todos concordamos: gostamos de ir a um show e de ouvir a porra da música.”

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*Este texto é uma tradução de "Kate Nash on Using OnlyFans to Fund Her Tour and Call Out the Live Music Industry", matéria publicada originalmente no dia 18 de dezembro de 2024 na Rolling Stone EUA. Leia aqui.