Quando Kiko Loureiro explicou por que não volta para o Angra em definitivo
Apesar do clima de nostalgia envolvendo a banda, guitarrista deixou claro que seus objetivos solo e o estilo de vida familiar pesam mais neste momento
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
A pausa nas atividades do Angra, anunciada ainda em 2024, trouxe à tona uma série de especulações sobre o futuro da banda. Entre os desejos mais fervorosos dos fãs, um nome sempre surge no topo da lista de possíveis retornos: Kiko Loureiro.
No entanto, para aqueles que sonham com o anúncio de uma volta definitiva do guitarrista após sua saída do Megadeth, a realidade é um balde de água fria, segundo o próprio músico já deixou claro.
Em entrevista de junho de 2025 ao Sonoridade Underground (via site Igor Miranda), concedida meses antes do anúncio de um show especial do Angra com sua participação, Kiko foi enfático ao descartar um retorno como membro fixo. O músico, que reside na Finlândia há anos, explicou que sua prioridade no momento é a proximidade com a família.
Após décadas de turnês mundiais intensas — primeiro com o Angra e depois no ritmo frenético do Megadeth —, Kiko busca hoje um controle maior sobre sua agenda. Para ele, ser integrante de uma banda da magnitude do Angra exige um compromisso de tempo e deslocamento que ele não está mais disposto a ceder.
“Não tenho nenhum plano de voltar para o Angra. Não tenho nada em mente. Estou fazendo minhas coisas, eles fazem as deles. Somos amigos, mas eu moro num lugar, eles moram em outro. Seria até confuso fazer isso.”

O guitarrista acrescentou:
“Estou curtindo esse momento de escolher quando faço turnê, quando me dedico pra outros projetos etc. Vou fazer alguns eventos na Europa, outras coisas também relacionadas a outros projetos. Não vale abrir mão dessa liberdade no momento para voltar para o Angra e tocar ‘Carry On’.“
O fato é que Kiko Loureiro hoje se vê mais como um artista solo e empreendedor do que como um “músico de banda”. Ele prefere a flexibilidade de gerir sua própria carreira, lançar seus álbuns instrumentais e realizar workshops, sem a pressão por trás do Angra.
Angra com Kiko Loureiro
Do outro lado da história, Rafael Bittencourt, único membro fundador remanescente no Angra, encara a situação com naturalidade e também não cogita uma volta definitiva de Kiko, apesar do anúncio da reunião com a formação do disco Rebirth (2001) para o Bangers Open Air, em abril de 2026.
Em entrevista ao TMDQA publicada também no canal Amplifica, Rafael disse que a banda está sendo bastante requisitada para shows, algo que diverge das intenções de Kiko para sua carreira no momento.
Rafael afirmou:
“Com essa história toda, o Angra chacoalhou a cena. (Estão opinando) que deveria ter sido de uma maneira X ou Y, mas está se falando muito do Angra e o telefone está tocando. O telefone da Top Link [produtora], o telefone do Paulo (Baron), está tocando muito. O Paulo responde: ‘pô, mas os caras estão em hiato’. E dizem: ‘não, mas pergunta se eles querem fazer assim, assado’. Então está fogo de manter esse hiato, porque a gente está o tempo inteiro agora falando de Angra, pensando em Angra e recebendo propostas, né?”
+++ LEIA MAIS: 5 descobertas sobre o futuro do Angra, reveladas por Rafael Bittencourt
+++ LEIA MAIS: Alírio Netto cantará com o Angra em show especial — e comunicado indica permanência
+++ LEIA MAIS: Angra anuncia a saída do vocalista Fabio Lione