Listamos os paralelos entre o novo clipe de SZA e o épico pop de Quentin Tarantino
SZA revelou seu aguardado clipe para "Kill Bill". A música, single celebrado do segundo disco SOS, de 2022, já apresentara no nome e na letra a referência maior ao épico pop de Quentin Tarantino. Sem surpresas, o vídeo, revelado nesta terça, 10, segue a mesma inspiração.
"[O clipe] é parcialmente inspirado pelo filme, é tudo o que posso dizer", adiantou SZA ao Entertainment Weekly antes do lançamento. Na entrevista, a cantora ainda adiantou seus personagens favoritos na trama tarantinesca - Vernita Green, de Vivica A. Fox (que não à toa participa do vídeo musical, mais sobre isso abaixo); O-Ren Ishii, de Lucy Liu; e o próprio Bill, de David Carradine, que dá nome à franquia.
+++ LEIA MAIS: Como Quentin Tarantino criou cena favorita de Bastardos Inglórios?
Listamos abaixo as principais referências deKill Bill, o filme, em "Kill Bill", a música de SZA.
Logo no início do clipe, SZA exibe a cena de um tiroteio com plano semelhante ao massacre do Deadly Viper Assassination Squad, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais, que dá início às duas partes de Kill Bill. Filmados de costas, quatro assassinos atiram contra um trailer da mesma forma como Budd (Michael Madsen),O-Ren Ishii (Lucy Liu), Vernita Green (Vivica A. Fox) e Elle Driver (Daryl Hannah) o fizeram no casamento da noiva (Uma Thurman) no longa de Quentin Tarantino.
Falando em elenco, uma das veteranas de Kill Billretornou para o clipe. É Vivica A. Fox, intérprete de Vernita Green, que faz uma ponta no vídeo de SZA. Aqui, ela aparece em um plano para lá de tarantinesco, no banco da direção (meio Jackie Brown), ao lado da cantora - um desfecho melhor que sua personagem teve nos cinemas...
Em um dos pontos altos do clipe, SZA levanta uma espada samurai da base em um espaço muito semelhante ao porão de Hattori Hanzo (Sonny Chiba) em Kill Bill. O paralelo é imediato com a cena em que a Noiva convence o mestre a forjar sua própria espada, a despeito da promessa anterior de jamais fazer outra arma mortal.
Se a Noiva escolheu a cor amarela como sua identidade visual em Kill Bill, SZA vai de vermelho no clipe de "Kill Bill". É o que permite momentos de clara homenagem ao filme de Tarantino, como a cena em que a cantora anda de uniforme vermelho em uma moto, também vermelha, em takes muito semelhantes à chegada da personagem de Uma Thurman a Tóquio na primeira parte do longa.
Para driblar parte do choque com a violência de seu filme, Quentin Tarantino optou por montar trechos da história da personagem O-Ren Ishii em formato de anime. Da mesma forma, SZA escolheu o mesmo estilo de desenho animado para uma das passagens mais gráficas de seu videoclipe.
Outro recurso usado por Tarantino para contornar a violência gráfica de seu filme foi o de apagar as luzes de uma cena de luta. Assim surgiu um dos momentos mais icônicos da primeira parte de Kill Bill, a luta na casa das folhas azuis, no capítulo The House of the Blue Leaves. SZA também se vale da técnica para uma boa coreografia de combate em seu vídeo - em vez do fundo azul, porém, ela também opta pelo vermelho.