Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / PROBLEMA

Lady Gaga conta como vício em drogas trouxe caos a sua vida

Cantora admite ter usado cocaína em grandes quantidades no início da trajetória, mas parece ter trocado por outras substâncias ao longo da vida

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 12/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lady Gaga (Foto: Matt Winkelmeyer/WireImage)
Lady Gaga (Foto: Matt Winkelmeyer/WireImage)

O uso de drogas é comum na indústria do entretenimento e Lady Gaga não escapou disso, especialmente no início de sua trajetória. Ao longo dos anos, a cantora tem explicado o quanto o vício em substâncias atrapalhou sua vida. Na última vez em que tocou no assunto, a artista ainda não tinha se recuperado totalmente do problema, embora tenha melhorado bastante.

Em entrevista de 2010 para a Vanity Fair (via Showbiz CheatSheet), Gaga relembrou seus primeiros anos de carreira, quando saiu da casa dos pais para morar sozinha em um pequeno apartamento em Nova York. A Mother Monster descreveu um pouco de seu lar na época, aproximadamente entre os anos de 2004 e 2007:

Eu me mudei para a Stanton Street, no centro, e vivi lá por três anos. Em um apartamento minúsculo de 37 metros quadrados – só eu e meu teclado, com a cozinha na sala e a vitrola ao lado da torradeira. Eu tinha meu teclado, minha cama e um sonho. Eu tinha empregos, pagava meu próprio aluguel e fazia música por conta própria. No começo foi uma época inspiradora – sair da casa dos meus pais e me forçar a sobreviver por conta própria.”

Porém, foi nessa época que Gaga começou a usar cocaína. Ela contou da vez em que esteve sob efeito da droga durante uma reunião para um possível contrato com uma gravadora — que, obviamente, acabou não dando certo.

Estava deitada na cama de bruços... isso é tão doido, mas estava comendo uma salada, e recebi uma ligação: ‘Você pode estar neste restaurante em 30 minutos? Tal executivo de uma gravadora grande quer conhecer você’. E a salada era realmente nada saudável, tinha frango frito ou algo assim. Então eu disse: ‘Estarei lá’. Eu levantei, fui ao banheiro, vomitei a salada, cheirei uma carreira de cocaína e fui para a reunião. Eu estava completamente doida e tinha passado por tanta coisa.”

Embora tenha sido sincera, a artista pediu que a fala fosse publicada com um lembrete: tais atitudes não são recomendadas. Ela disse:

Se você publicar isso, (deixe claro que) não quero que meus fãs imitem isso ou sejam assim. Não quero que meus fãs pensem que precisam ser assim para serem ótimos. Isso é passado. Foi um ponto baixo e levou ao caos.”

Em 2009, Lady Gaga disse ao The Observer (via BBC) que parou com a cocaína após uma conversa com seu pai. A artista reforçou que não encoraja e não quer que seus fãs passem pelos mesmos problemas. Contudo, declarações em outras ocasiões mostram que Gaga ainda luta com seus demônios.

Lady Gaga em 2011 (Foto: Marc Piasecki/Getty Images)

Vício controlado?

Apesar de ter afirmado que interrompeu o consumo de cocaína, na mesma entrevista LadyGaga admitiu que tem contato com a substância “ocasionalmente”.

Não vou mentir, é ocasional. E quando digo ‘ocasional’, quero dizer talvez umas duas vezes por ano. Eu realmente não uso mais (cocaína). Não usei em, oh, provavelmente seis meses.”

Em 2013, a artista admitiu usar também grandes quantidades de maconha e disse que se considerava viciada no entorpecente, mas também parou. Em entrevista para a rádio Z100 (via The State Journal-Register), afirmou:

Tenho sido viciada nisso... eu estava fumando até 15, 20 cigarros de maconha por dia, sem tabaco. Estava vivendo totalmente em outro plano psicodélico, me dopando completamente... eu tinha que parar.”

Ainda em 2013, Gaga contou que ao se machucar e ter que cancelar muitas datas da turnê “Born This Way Ball”, caiu em desespero e passou a se drogar mais. O consumo foi reduzido conforme ela se recuperava.

Já em 2017, falando ao UK Times Online (via US Magazine), ela voltou a negar o uso de cocaína. Todavia, admitiu consumir ecstasy, ainda que em pouca quantidade.

Minha agenda não me dá muito tempo para comer. Mas eu certamente não tenho problemas de alimentação. Um pouco de MDMA (ecstasy) de vez em quando nunca matou ninguém, mas eu realmente não uso drogas. Não toco mais em cocaína.”

Nesta mesma entrevista, Gaga também revelou que fuma cigarros e bebe whisky durante processos criativos, mas não de forma problemática. A única droga que a artista diz realmente temer é heroína, por conta de seu poder destrutivo e alta capacidade de viciar.

+++LEIA MAIS: Coringa: Delírio a Dois: Como Lady Gaga deixava Joaquin Phoenix 'doente todos os dias'?

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.